Ir para o conteúdo principal

A Banricoop

Apresentação

Conheça a Banricoop

A primeira cooperativa de crédito mútuo do Brasil, atualmente com mais de 8 mil cooperados.

A Banricoop atua alinhada com o conceito do valor compartilhado no relacionamento com seus cooperados e a sociedade. A prática resulta em um atendimento que incentiva ao hábito da poupança e valoriza a orientação financeira para o melhor uso dos recursos dos cooperados. Além disso, garante a sustentabilidade econômica da cooperativa, ao mesmo tempo em que promove melhorias sociais na comunidade onde está inserida.

O cooperado Banricoop

A Banricoop possui cerca de 8 mil cooperados. Um grupo composto por funcionários ativos e aposentados do conglomerado econômico do Banrisul, além de seus familiares diretos, um público potencial que reúne mais de 40 mil pessoas.

Histórico

Fundada em maio de 1946 por um grupo de funcionários do Banrisul, a Banricoop é pioneira no cooperativismo de crédito mútuo urbano no Brasil. Desde então, profissionalizou a Gestão, priorizando o aperfeiçoamento de todos os cooperados e mantendo o objetivo principal de valorizar seu bem mais importante: as pessoas.

Aqui todos ganham

Através do capital integralizado pelos cooperados, a Cooperativa viabiliza as suas operações financeiras e atende as necessidades dos participantes. É o que chamamos de “Mutualidade Financeira”, em que o cooperado obtém participação de sobras quando opera com aplicações ou empréstimos. Serviços oferecidos aos cooperados:

  • Aplicações financeiras;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Consultoria financeira;
  • Convênios;
  • Seguros

Negócio

Intermediação, Serviços e Educação Financeira.

Visão

Ser reconhecida como cooperativa de crédito de referência positiva no apoio e desenvolvimento econômico e social sustentável de seus cooperados.

Missão

Propiciar o desenvolvimento do hábito de poupança e a colaboração como forma de realização dos projetos pessoais de seus cooperados.

Estratégia

Intimidade com os cooperados.

Valores

Ética e seriedade: valores morais e cooperativistas norteando as ações.

Transparência: clareza e divulgação da prestação de contas e dos atos administrativos.

Mutualidade: compartilhamento de direitos e deveres.

Efetividade: atuação eficiente visando atingir os resultados planejados.

Profissionalismo: constante qualificação da equipe de operação, gestão e governança.

Autonomia: independência de gestão em relação ao Estado e às instituições de origem do quadro social.

Legalidade: cumprimento de normas, leis e regulamentos internos.

Responsabilidade socioambiental: ações e projetos que conscientizam as comunidades sobre a importância de preservar o meio ambiente.