Ir para o conteúdo principal

Blog


Saiba como declarar corretamente o seu IR

Saiba como declarar corretamente o seu IR

Na declaração de rendimentos de 2017, ano base 2016, a tributação sobre a remuneração paga aos cooperados sobre o saldo médio de capital anual, não será mais retida na fonte em 15%. Agora há uma tabela com alíquota progressiva para cada faixa de rendimento. Acesse aqui seu Informe de Rendimentos Banricoop (ano base 2017)

Mas, atenção, é obrigatório informar o rendimento obtido na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, mesmo que não tenha ocorrido retenção na fonte.

Também mudou o campo para lançar essa informação. A partir de agora, com a aplicação da tabela progressiva, os juros passam a ser declarados como Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica na Declaração de Ajuste Anual.

Importante: ao fazer a importação da declaração do ano anterior, observe que a informação dos juros ao capital (ano base 2015), provavelmente estará descrita em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva. Como dito acima, o correto para este ano base será lançar em Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

Principais mudanças:

  • Não haverá retenção na fonte de 15% sobre os juros pagos ao capital
  • Há uma tabela progressiva para a tributação dos juros pagos ao capital (aplicada pela Banricoop), conforme abaixo:

  • Mesmo que os juros pagos ao capital tenham sido isentos de tributação na Banricoop, este valor deverá ser informado na declaração de ajuste anual;
  • É preciso lançar na declaração o rendimento, mesmo sem retenção na fonte;
  • O novo campo para informar é “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

 

O que muda na forma de declarar seu rendimento com a Banricoop:

Ano base 2015:

Ano base 2016:

Os juros pagos ao capital passarão a ser informados no campo “Rendimentos Tributáveis na Declaração de Ajuste Anual”, dependendo do rendimento obtido pelo cooperado, uma parte será retida na fonte (Banricoop). Porém será obrigatória a informação do rendimento obtido, independente de retenção ou não.

Campo de declaração de IR 2017 (ano base 2016), onde deverão ser informados os rendimentos:

Declaração IR (Ano base 2015)

Declaração IR (Ano base 2016)

 

Confira aqui a fundamentação legal divulgada pela Receita Federal sobre a mudança na declaração dos valores de juros ao capital


Comentários