Para pensar: o excesso de plástico chega aos oceanos e causa mortes | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


Para pensar: o excesso de plástico chega aos oceanos e causa mortes

Para pensar: o excesso de plástico chega aos oceanos e causa mortes

Na semana passada comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, pouco tempo após a triste notícia do falecimento de uma baleia que havia engolido 80 sacolas plásticas no oceano. Por questões como essa e estudos que apontaram um péssimo futuro para o nosso meio ambiente, se continuarmos nesse ritmo de uso de produtos plásticos, a Comissão Europeia anunciou uma série de medidas a fim de diminuir o uso desse material.

Por que o plástico

O plástico é utilizado em diversos formatos e com todo o tipo de finalidade em nosso dia a dia. Seu baixo custo de produção torna sua reciclagem pouco vantajosa, já que é mais fácil simplesmente produzir um novo objeto plástico e deixar os antigos por aí. A vida útil dos objetos plásticos pode ser curta (muitos, como os canudinhos, são descartáveis), mas sua existência na natureza é bastante longa. Os oceanos abrigam muitos dos nossos resíduos plásticos e a vida marinha como um todo é afetada por isso – desde animais se engasgando com objetos a ecossistemas que deixam de existir em razão do lixo acumulado.

A iniciativa europeia é importante para comprometer os países signatários a terem uma melhor postura no tratamento desse material, mas serve também como importante exemplo a ser imitado por outros países menores em importância mundial mas de igual ou superior consumo de materiais plásticos.

Sobre nós

Não precisamos que nosso país adote formalmente medidas como essa para que revejamos nossas posturas. Já pensou em quais materiais plásticos você pode deixar de usar ou, ao menos, não descartar após pouco uso? Que tal substituir as sacolas do mercado por caixas de papelão ou bolsas de tecido? Por que utilizar canudinhos, se podemos consumir em copos ou garrafas? A hora de começar a mudar é agora.

Fontes:
BBC
Folha de São Paulo

Comentários