Ir para o conteúdo principal

Blog


10 árvores para decorar sua calçada

10 árvores para decorar sua calçada

Árvores no ambiente urbano trazem muitos benefícios, além da estética, as plantas refrescam o ambiente, reduzem a poluição sonora e do ar, fornecem sombra, habitat e alimento para aves, e trazem muitos impactos positivos ao ambiente.

Por isso, é interessante cuidar de uma árvore perto da sua casa, e talvez você tenha até tido interesse em plantar uma. Para isso, é necessário entrar em contato com a prefeitura da cidade e escolher a espécie certa para não estragar o planejamento urbano, as tubulações de água e esgoto e nem a rede elétrica.

Muitas prefeituras tem um plano de arborização urbana, com espécies indicadas por profissionais capacitados. Normalmente, você pode solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas no viveiro municipal.

As árvores ideais para o plantio na calçada tem algumas características em comum:

  • Não são tóxicas;
  • Não possuem raízes superficiais ou agressivas;
  • Não possuem espinhos;
  • Não são invasoras;
  • Têm frutos e flores pequenos;
  • O crescimento é lento;
  • Alcançam no máximo 10 metros;
  • Não possuem madeira frágil.

Quando uma árvore não adaptada para esse ambiente é plantada, não há muito que se pode fazer. Cortar uma árvore sem autorização pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, pode ser considerado crime ambiental.

Por isso, para cuidar de uma arvorezinha perto da sua casa, confira nossa seleção de 10 espécies que podem ser plantadas na calçada sem risco.

1. Noivinha

A espécie Euphorbia leucocephala também é conhecida por outros nomes populares como: mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança e chuva-de-prata. Durante o mês de maio, suas folhas verdes, ficam brancas, tornando-a linda e encantadora. Em junho suas folhas já voltam a coloração verde. É uma árvore de porte pequeno, que não atinge 3 metros.

2. Magnolia

A linda Magnólia, além de bela e perfumada faz lembrar os Ipês rosas. Elas são muito interessantes para arborização urbana devido à seu porte pequeno. São próprias para o clima subtropical e temperado. Alcançam de 5 a 10 metros de altura.

3. Pata-de-vaca

Nativa da Mata Atlântica, a árvore de nome científico Bauhinia foficata tem porte médio. Ela possui raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

4. Quaresmeira

É uma árvore de pequeno porte e raízes profundas. Elegante e bela, apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano. Possui um fruto bem pequeno e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

5. Dama-da-noite

A Murraya paniculata também é conhecida como Murta-de-cheiro, Jasmim-laranja, Murta-da-Índia e Murta-dos-Jardins. É na verdade, um arbusto grande que pode alcançar até 7 metros de altura, muito utilizado para a formação de cercas-vivas.

6. Flamboyant-mirim

É uma árvore de pequeno porte da família das leguminosas. Sua copa tem um formato arredondado e pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Suas flores são vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas dependendo do cultivar. Sua época de floração é entre setembro e maio.

7. Pintagueira

Nativa da Mata Atlântica, é uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, podendo alcançar acima de 6 metros. A copa globosa é dotada de folhagem perene. A pitanga, seu fruto, tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha, laranja, amarela ou preta.

8. Escova-de-garrafa

As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas e vão se tornando bronzeadas com o tempo. São muito resistentes à seca.

9. Amoreira-preta

Morus nigra é uma das espécies de amoreira. Suas flores são dispostas em amentilhos densos. Seus frutos saborosos apresentam cor preta e são adstringentes. Muito atrativa para pássaros, atinge até 10 metros de altura.

10. Pau-fava

Espécie muito usada no paisagismo urbano, é uma árvore de pequeno a médio porte que atinge entre 6 a 8 metros de altura. Suas folhas compostas de 4 folíolos possuem aproximadamente 20 cm. A floração é amarela e muito vistosa, em cachos.

Fonte: 

Comentários