Ir para o conteúdo principal

Blog


10 dicas fáceis para economizar dinheiro no dia a dia

10 dicas fáceis para economizar dinheiro no dia a dia

Muitas vezes, quando se fala em economizar dinheiro, pensamos em fazer grandes ajustes no nosso estilo de vida. Contudo, é possível gastar menos todos os meses com pequenos hábitos. Confira as dicas que preparamos.

1) Anote todos os gastos

O primeiro passo para descobrir onde é possível economizar é anotar todos os gastos. Você pode fazer isso manualmente, guardando papel e lápis dentro da carteira ou usar uma planilha de gastos. Hoje em dia existem diversos aplicativos com este propósito que podem lhe ajudar. Ah, não esqueça o cafezinho depois do almoço, nem a gorjeta do estacionamento!

2) Verifique a nota fiscal

Além de usar a nota para ajudar na redução de gastos, conforme a dica acima, é importante analisar com cuidado o que foi realmente pago. Muitos supermercados e lojas podem computar os produtos com valor diferente da vitrine, então é importante conferir a nota para ter certeza.

3) Escolha um dia para não gastar

Que o cartão de crédito é um grande vilão você já sabe, mas os gastos extras também podem se acumular quando feitos em dinheiro vivo. Para aprender a lidar com impulsos, uma dica é selecionar um dia por mês (ou por semana, se você estiver disposto) para não gastar nada. Nesse dia, almoço feito em casa e deslocamento apenas de ônibus ou com carona.

4) Aposte na marmita

É quase impossível passar o dia sem comprar nada fora de casa, mas economizar o dinheiro do almoço já ajuda. Levar comida de casa não apenas é uma alternativa mais barata, como também pode ser mais saudável. E se você recebe vale refeição, pode pedir para a empresa para trocar por vale alimentação. No supermercado, o mesmo valor mensal pode oferecer opções mais saudáveis e gostosas.

5) Peça emprestado

Se pedir dinheiro emprestado é uma dor de cabeça, é possível compartilhando objetos e roupas. Aquelas coisas que você só usa de vez em quando, como vestidos de festa ou furadeiras, não precisam ser compradas. Pergunte a familiares, vizinhos e amigos se eles não podem emprestar. Hoje em dia, existem até sites e aplicativos que facilitam a troca.

Pedir objetos emprestados ou aprender uma nova habilidade pode ser chave para economizar dinheiro

6) Faça serviços domésticos e reparos sozinho

Um dos grandes gastos extras que todos temos são de reparos surpresa na casa. Mas já pensou em aprender a fazer as coisas você mesmo? Desde a faxina, passando pela pintura da casa e consertos eventuais podem ser facilmente feitos com a ajuda de um amigo ou da internet.

7) Informação mais acessível

Hoje em dia, a maioria dos jornais têm opção de acesso digital, que são muito mais baratos que as opções em papel impresso. Existem também vários aplicativos que concentram notícias e revistas de várias fontes diferentes. Se você está acostumado a ler no celular e tablet, por que não apostar nisso?

8) Troque serviços pela versão gratuita

Outra facilidade que a internet trouxe foi a versão gratuita de serviços ou por um valor reduzido. Vale a pena analisar as ferramentas que você mais utiliza e pagar apenas por elas. Se você não é mais estudante, por exemplo, talvez o Microsoft Word não seja mais tão útil e o Google Drive, que é gratuito, pode dar conta do recado.

9) Diminua as taxas bancárias

Para economizar dinheiro no dia a dia, é preciso olhar para todos os detalhes. As taxas bancárias podem ser úteis para economizar em serviços, mas muitas vezes podem ser trocadas por opções mais econômicas. dica é a mesma, analise os serviços que você mais usa e veja se é possível parar de pagar pelos outros.

10) Corte gastos em casa

Por fim, e mais difícil, é sempre possível dar uma ajustada nos valores dos boletos. Reduzir o consumo de luz, água e gás, contas com valores variáveis, pode ajudar muito a economizar dinheiro. 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nossa seção de Educação Financeira e fique por dentro de todas as novidades e dicas para cuidar melhor das suas finanças.

Fontes:

Comentários