Ir para o conteúdo principal

Blog


4 dicas simples para gastar menos com o carro

4 dicas simples para gastar menos com o carro

O gasto elevado com combustível é uma das maiores queixas de quem tem um carro. O alto preço para abastecer faz com que os brasileiros despendam grande parte do orçamento mensal nos postos de gasolina. Mas algumas atitudes bem simples podem ajudar a reduzir bastante essa conta. Por isso, selecionamos quatro dicas para você colocar em prática e economizar dinheiro:

Leia o manual do seu veículo

Quase ninguém faz isso, mas lá você encontra informações importantes sobre a calibragem correta dos pneus, a frequência das trocas de óleo e filtro de ar, as revisões do alinhamento da direção... Todos as instruções para os elementos que, se mal regulados, aumentam o consumo de energia do carro e vão fazer você gastar mais dinheiro no posto de gasolina.

Use o ar condicionado da forma correta

O uso excessivo do ar condicionado aumenta bastante o consumo de combustível – cerca de 20% se ele estiver ligado na potência máxima. Por isso, deixe-o desligado sempre que possível enquanto estiver dirigindo na cidade. Na estrada, porém, a situação se inverte: é mais econômico ligar o ar condicionado do que abrir as janelas, pois a resistência do ar em altas velocidades exige muito mais força do motor.

Dirija suavemente e não estique as marchas

Pisar levemente no acelerador, sem forçá-lo exageradamente, é uma das melhores maneiras de reduzir o consumo de combustível. Além disso, é bom evitar freadas bruscas, que gastam mais energia. Outra dica é fazer as marchas no tempo correto, sem esticá-las demais, porque quanto maior forem as rotações, maior o consumo de combustível.

Escolha um posto de combustível de confiança

Nem sempre o posto que tem o menor preço é a melhor opção para abastecer o carro: alguns deles oferecem combustíveis adulterados ou de baixa qualidade, além de bombas com medidor defasado. É a velha história do barato que acaba saindo caro. Por isso, a melhor atitude a se tomar é pesquisar entre motoristas experientes quais são os melhores postos da sua região e encontrar um de confiança.
 
\"\"


Comentários