Ir para o conteúdo principal

Blog


4 motivos para se associar a uma cooperativa financeira

4 motivos para se associar a uma cooperativa financeira
  • Produtos financeiros acessíveis;

  • Participação nos resultados financeiros da cooperativa;

  • Gestão democrática;

  • Impacto social.

O que é uma cooperativa de crédito?

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus cooperados que são, ao mesmo tempo, donos e usuários da cooperativa. Em outras palavras, os cooperados têm a condição de participar da Gestão e também utilizar os produtos e serviços da cooperativa.

Confira os principais motivos e vantagens para associar-se a uma cooperativa de crédito: 

Produtos financeiros acessíveis

As cooperativas oferecem linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e, na maioria das vezes, não cobram tarifas por serviços como fornecimento de talões, transferências, cadastros, etc. E, quando há cobranças, são inferiores às de bancos comerciais.

Participação nos resultados financeiros da Cooperativa

Nas cooperativas de crédito, os associados são os donos do próprio negócio, participando ativamente das decisões. 

Ao final de cada ano, os cooperados decidem como dividir os resultados da cooperativa. 

Gestão democrática

A  gestão democrática é um dos princípios do cooperativismo. As decisões ocorrem em assembleias em que todos os associados votam. Elas representam um momento de democracia, participação e espírito colaborativo para definir o futuro da cooperativa para os próximos anos. 

Entenda mais sobre os princípios do cooperativismo 

Nas cooperativas, todos os associados possuem o mesmo grau de importância e participação. 

Impacto social

As cooperativas de crédito são uma solução moderna, inteligente e humana, que colabora para a construção de um mundo mais igualitário. 

Segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o cooperativismo aumenta o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6% e cria 6,2% mais vagas de trabalho formal.

A Banricoop 

A Banricoop atua alinhada com o conceito do valor compartilhado no relacionamento com seus cooperados e a sociedade. A prática resulta em um atendimento que incentiva ao hábito da poupança e valoriza a orientação financeira para o melhor uso dos recursos dos cooperados. 

Além disso, garante a sustentabilidade econômica da cooperativa, ao mesmo tempo em que promove melhorias sociais na comunidade onde está inserida.

Seja um cooperado! Clique aqui

Fontes: 

Uol

Sebrae


Comentários