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5 dicas de neurologistas para melhorar a qualidade de sono

5 dicas de neurologistas para melhorar a qualidade de sono
  • Fique longe de aparelhos eletrônicos antes de deitar;

  • Movimente-se durante o dia;

  • Atenção à temperatura ambiental;

  • Problemas com ansiedade? Faça listas;

  • Faça mudanças no ambiente.

Dormir bem e com qualidade é, para muitos, um privilégio. Segundo a Associação Brasileira de Sono, mais de 70 milhões de pessoas no Brasil sofrem com insônia e problemas para dormir. Ficar atento aos hábitos diurnos e noturnos pode ajudar a mudar essa situação. 

Veja as principais dicas dadas por especialistas e neurologistas: 

Fique longe de aparelhos eletrônicos antes de deitar

De acordo com pesquisa feita pelos estudantes de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, o uso de smartphone antes de dormir diminui a produção de hormônios responsáveis pelo sono. Em experimento, quem ficou sem usar o celular 1 hora antes de dormir por 15 dias já teve melhoras na qualidade de sono.

Que tal testar? Pelo menos 1 hora antes de deitar, desligue as notificações e desconecte-se das redes sociais. Também é aconselhável evitar a televisão que produz a mesma luz artificial que pode prejudicar o sono. 

Movimente-se durante o dia 

Se você tem problemas para dormir, tente fazer pelo menos 10 minutos diários de caminhadas, corridas ou pedaladas.  

Fazer exercícios e movimentar-se durante o dia libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Essa mesma substância no sangue ajuda a descansar melhor durante a noite. 

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Não se esqueça: caso você opte por fazer exercícios na rua, utilize máscara e álcool em gel. 

Atenção à temperatura ambiental 

A chamada "temperatura perfeita" para dormir, segundo os especialistas, é entre 18ºC e 22ºC. Já que a maioria das pessoas não têm um termostato no quarto para medir e ajustar essa temperatura, o importante é não passar frio nem calor demais.

Utilize aquecedores, ventilador e ar condicionado. Isto é, mantenha o ambiente confortável para uma boa noite de sono. 

Problemas com ansiedade? Faça listas 

Entre várias causas, a insônia e os problemas para adormecer podem ser causados pela ansiedade e estresse. Por isso, antes de deitar, anote em uma agenda ou caderno todas as atividades do dia seguinte e tente ir para a cama sem nada na cabeça.

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Faça mudanças no ambiente

Pequenas mudanças no quarto podem ajudar na qualidade do sono. A dica é apostar em luzes menos intensas e amareladas, manter o local organizado e trocar colchões e travesseiros assim que causarem desconforto. 

Fontes: 

Isto É

Catraca Livre

Abril  


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