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A influência da comunicação no ambiente de trabalho

A influência da comunicação no ambiente de trabalho

Se comunicar bem é uma qualidade profissional indispensável hoje em dia. Uma comunicação ineficiente dentro da empresa pode tornar o trabalho mais estressante e menos eficaz.

Segundo uma pesquisa, em inglês, da The Economist Intelligence Unit e da empresa de design Lucidchart, mais da metade dos funcionários dizem gastar horas por semana resolvendo questões decorrentes de falhas na comunicação.

As causas mais apontadas para a má comunicação são: diferentes estilos de comunicação, falta de clareza sobre as responsabilidades de todos e a pressão por entregas mais rápidas. Estas causas sugerem que são os gestores que mais precisam avaliar seus estilos de comunicação.

O impacto das barreiras de comunicação

A falta de comunicação tem grandes  consequências nas empresas. A falta de clareza, as reuniões sem propósito e outros fatores de estresse acabam impactando a produtividade dos funcionários.

Os entrevistados da pesquisa dizem que as barreiras de comunicação levam a atrasos e cancelamentos de projetos, baixa autoestima, dificuldade em cumprir metas de desempenho e, inclusive, baixa em vendas.

Se comunicando melhor

A pesquisa sugere soluções para este problema. De acordo com ela, 78% dos entrevistados acreditam que ter objetivos claros para cada reunião ajudaria a melhorar a comunicação organizacional.

Além disso, mais de 60% dos entrevistados entende que é necessário ter um treinamento sobre ferramentas de comunicação online para todos os colaboradores. E 63% acreditam que ter mais opções de ferramentas digitais melhoraria as relações no ambiente de trabalho.

Comunicação informal

Além disso, a comunicação não é importante apenas em momentos formais e nas relações entre funcionários e gestores, mas também durante os “bate-papos”, conversas mais simples que ajudam a criar vínculos com os colegas.

Em adição ao aumento da produtividade, estabelecer bons relacionamentos no trabalho podem estar correlacionado à satisfação do funcionário. O que ajuda na retenção, baixa taxa de demissão e a uma perspectiva genuinamente positiva da empresa e do futuro.

Fontes:
Trello
Valor Econômico

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