Ir para o conteúdo principal

Blog


Aprenda a cultivar plantas e flores em casa

Aprenda a cultivar plantas e flores em casa

Existem muitos motivos para cultivar plantas em casa. Além de servirem como objeto de decoração, as folhagens ajudam a melhorar a saúde, tanto com hortas quanto trazendo energia e ar fresco para o ambiente.

Contudo, a plantação urbana não é tão fácil quanto parece. Muitas pessoas acabam desistindo do cultivo depois de algumas frustrações. Para garantir que tudo dê certo é necessário equilibrar vários elementos que as plantas, como seres vivos, necessitam. Confira o que você precisa prestar atenção para cultivar folhagens na sua residência.

Luminosidade

Toda planta precisa de luz natural para viver. Quando há pouca luminosidade, a planta vai mostrar sinais de fraqueza e vai começar se curvar para conseguir fazer a fotossíntese. As plantas conhecidas por serem “de sol pleno” precisam de uma média de quatro horas de iluminação direta por dia. Enquanto as plantas de “meia-sombra” se adaptam bem a ambientes de boa claridade, com o sol da manhãzinha ou do final da tarde.  Já as folhagens de ambiente de sombra não devem receber sol direto, só uma luz natural difusa.

Água

Às vezes pode ser difícil medir o nível da água certo para sua plantinha, porque tanto água demais quanto de menos podem fazer mal a ela. Na dúvida, é preferível errar regando menos que o necessário. É mais fácil de salvar uma planta que não está recebendo água o suficiente do que uma cuja raiz apodreceu afogada. Para saber se a sua planta está precisando de água, é só afundar a mão na terra e perceber se ela está seca. O solo deve estar sempre úmido.

Vaso

Uma boa maneira de ajudar no controle de água é escolhendo o vaso certo. Todo vaso necessita de um sistema de drenagem para garantir que a água não se acumule e apodreça a raiz. Além disso, é preciso saber o tamanho que a planta pode atingir para escolher o vaso certo. Quando você começar a ver as raízes em cima da terra, ou saído pelo fundo do vaso, é hora de transpô-la para um espaço maior.

Terra

Cada planta tem seu solo favorito. As hortaliças, por exemplo, gostam de uma terra rica em matéria orgânica, enquanto as suculentas preferem uma terra misturada com areia. É importante não compactar demais a terra, mexendo-a com a mão ou um utensílio apropriado, o que garante a penetração da água. Para recuperar os nutrientes que a terra perde com o tempo, é recomendado que se faça a adubagem uma vez ao mês.

Poda

Ignorada por muitos, a poda ajuda na revitalização da planta e na distribuição dos nutrientes. Galhos e folhas debilitados prejudicam o restante da folhagem. Para realizar a poda utilize uma tesoura de jardinagem. Sempre pode as folhas secas e apodrecidas observando onde estão os nós da planta (onde ela se ramifica). É necessário tomar cuidado para não cortar demais: a planta pode levar muito tempo para se recuperar.

Fonte:
Nexo Jornal
 

Comentários