Ir para o conteúdo principal

Blog


Aprenda a montar uma Festa Junina com pouco orçamento

Aprenda a montar uma Festa Junina com pouco orçamento

Ainda não participou de nenhuma Festa Junina este ano? Calma que dá tempo de preparar a sua própria comemoração. Separamos algumas dicas para montar uma festa completa sem pesar muito no orçamento.

1) Planeje-se

Essa é uma dica importante, que vale para vários aspectos da vida: a regra para usar bem o dinheiro é se planejar. No caso da Festa Junina, monte a lista de convidados e pense no local.

Dependendo do número de pessoas que você for convidar, é possível fazer a festa em casa. Não esqueça de pensar se precisará de mesas e cadeiras, se for muito caro alugar, você pode pensar em fazer comidas que possam ser apreciadas de pé.

Também planeje se a festa será para crianças, adultos ou os dois. Esse tipo de cálculo influencia na montagem de brincadeiras e na compra de bebidas alcoólicas, por exemplo.

2) Divida funções

A melhor opção para economizar, é você mesmo produzir as decorações e comidas da sua festa. Mas é claro que não precisa fazer tudo sozinho. Dividir as tarefas e responsabilidades entre os convidados é essencial para que ninguém fique sobrecarregado ou gaste demais.

Uma boa opção é pedir, por exemplo, para cada um levar um prato ou bebida, ou ainda, pedir uma contribuição financeira para os convidados. Se optar pela comida, preste atenção para não exagerar. Geralmente, é necessário trazer mais bebida do que comida.

3) Pesquise preços

Agora que as funções (ou o dinheiro) estão separadas, é hora de partir para a pesquisa de preços. Alimentos, materiais para decoração, jogos e fantasias ser listados e colocados no papel.

Depois de definir tudo o que precisa para a Festa Junina, faça o cálculo dos preços. Na internet, existem opções de comparadores de preço. Outras opções são visitar atacados e pensar o que pode ser pego emprestado ou conseguido de graça.

Quando for às compras, não esqueça de seguir as dicas para economizar no supermercado.

4) Reutilize

Datas comemorativas, como as Festas Juninas, têm decorações muito parecidas, então reaproveite. Depois de ter definido o que vai precisar para montagem, dê uma olhada no armário e veja o que pode ser reutilizado.

Procure não só por fantasias e decorações antigas, mas também jornais, pedaços de tecido, e até roupas comuns, que iam ser vendidas ou doadas. Além disso, se não tiver muitas opções em casa, você pode tentar fazer trocas com amigos ou visitar um brechó.

5) Use a imaginação

A criatividade está aí para ajudar a economizar. Se você acha que não consegue criar os itens sozinho, há diversos sites que podem ajudar com referências. Não esqueça de tentar aproveitar ao máximo os itens que já tem, além de entrar em contato com amigos para fazer trocas. Não precisa ser nada muito elaborado.

6) Comece a festa mais cedo

A grande atração da Festa Junina são as comidas e as brincadeiras, e é muito mais barato fazer em casa. Chame os amigos e comece a festa desde a preparação, colocando o bolo de fubá no forno e esquentando o quentão.

As crianças também podem ajudar na montagem das brincadeiras, pintando a madeira da boca de palhaço ou desenhando os peixinhos da pescaria.

Bônus: aprenda a fazer diferentes brincadeiras juninas!

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nossa seção de Educação Financeira e fique por dentro de todas as novidades e dicas para cuidar melhor das suas finanças.

Fonte:

Comentários