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Cardápio Balanceado: brasileiros estão comendo mais frutas e legumes

Cardápio Balanceado: brasileiros estão comendo mais frutas e legumes

Ter uma alimentação balanceada pode ser uma tarefa trabalhosa para quem tem a rotina corrida. Contudo, sabemos que cuidar do que comemos é importante para evitar doenças e nos mantermos saudáveis.

Mas as notícias para os brasileiros são boas: dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que nossos hábitos alimentares melhoraram. Houve o aumento de 15,5% no consumo recomendado de frutas e hortaliças, entre 2008 e 2018.

A pesquisa apontou ainda que o consumo é mais frequente entre as mulheres, 27,2%, do que entre os homens, 18,4%. Esta estatística também aumenta de acordo com o grau de escolaridade. Para aqueles que tem 12 anos ou mais de estudo, o consumo regular fica em 33,3% nas mulheres e 24,5% nos homens.

Recomendações da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias (cerca de 400g) de frutas, verduras e hortaliças, pelo menos cinco dias da semana. De acordo com a pesquisa, em média 33% dos brasileiros fazem o consumo recomendado.

Segundo a diretora do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria Atenção Primária, do Ministério da Saúde, Lívia de Almeida Faller, estes alimentos contribuem para a prevenção de muitas doenças e a adição de vitaminas e minerais na dieta. “A gente pode citar, por exemplo, vitamina A, zinco, magnésio, entre outras”, completa.

Além disto, um cardápio balanceado inclui a diminuição da quantidade de açúcar e sal e do consumo de alimentos processados e ultraprocessados. 

Clima favorável

Faller chama atenção para a facilidade de encontrar uma diversidade de frutas, verduras e hortaliças no Brasil, já que o país tem um clima favorável para a produção todo o ano. 

“Podemos consumir frutas em qualquer uma das refeições, café da manhã, almoço, jantar ou em pequenos lanches. Além disso, há a vantagem de termos diferentes frutas o ano inteiro em diversas regiões no país”, reforça a diretora.

Para ajudar no consumo desses alimentos e prevenir doenças, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes, o Ministério da Saúde, disponibiliza o Guia Alimentar para a População Brasileira, que traz informações e orientações para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis.

Atividade física aliada

A atividade física é outro ponto fundamental para a melhora e na saúde. O exercício contribui para a perda de peso, promove melhoras no condicionamento, além de reduzir o estresse e melhorar o humor.

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Fonte:
 

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