Ir para o conteúdo principal

Blog


Cartão de crédito: confira os cuidados necessários para o controle financeiro

Cartão de crédito: confira os cuidados necessários para o controle financeiro

Para manter o controle financeiro: 

  • Tenha um planejamento financeiro;

  • Defina um limite;

  • Cuide ao parcelar;

  • Pague na data.

Ter um cartão de crédito proporciona maior praticidade, segurança e agilidade no dia a dia. No entanto, o item possui um lado negativo para quem não sabe usá-lo com sabedoria. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito é o principal meio de endividamento dos brasileiros, correspondendo a mais de 70% dos endividados totais. 

Confira as principais dicas para tornar o cartão de crédito seu aliado: 

Tenha um planejamento financeiro

Planejar é o primeiro passo para administrar bem o dinheiro e, consequentemente, seu cartão de crédito. Com o planejamento financeiro, você define as suas despesas e lucros mensais e se organiza para evitar prejuízos. 

Com sua vida financeira organizada, é possível saber o quanto você pode gastar. As principais dicas para se organizar melhor é ter apenas um cartão de crédito e utilizar planilhas e apps. Confira quais são os principais apps para organizar as finanças clicando aqui

A Banricoop oferece consultores especializados para ajudar a reorganizar suas contas, refinanciar dívidas e recuperar a saúde financeira do seu orçamento familiar. Saiba mais clicando aqui

Defina o limite

Segundo os especialistas, o limite do seu cartão de crédito não deve passar de 50% do seu salário líquido. 

Ao utilizar o cartão, muitos esquecem que a fatura deverá ser paga futuramente e vivem a ilusão de "comprar sem tirar dinheiro da conta". Para evitar problemas, a solução é não ultrapassar a quantidade de dinheiro que você recebe. 

Cuidado ao parcelar 

Acumular diversas parcelas é mais fácil do que parece. Por isso, quando puder, opte por pagamentos à vista. Caso seja necessário parcelar, acompanhe a fatura do mês atual e dos próximos através dos aplicativos do seu banco para não perder o controle. 

Pague na data

Os juros dos cartões de crédito são cruéis e podem virar uma bola de neve. Planeje-se para pagar no dia ou até mesmo antes da data de vencimento. Evite, também, pagar apenas parte da fatura: a quantidade faltante adquirirá ainda mais juros.

Fontes:

CNC 

Exame

Valor Investe 


Comentários