Ir para o conteúdo principal

Blog


Casa com crianças: diversão sem bagunça

Casa com crianças: diversão sem bagunça

Quem tem filhos pequenos em casa sabe que organizar os brinquedos pode parecer uma missão impossível. Para manter o espaço em ordem, é preciso incentivar as crianças a guardarem os brinquedos e investir em acessórios como caixas, cestos e prateleiras.

A arquiteta especializada em projetos infantis, Anike Tomanik, explica que “O principal é criar setores no quarto e cantos nos ambientes em que as crianças mais circulam, com lugares específicos para os brinquedos”.

Para sua sócia, a designer Kalyn Diegues, vale investir em peças que organizam e colaboram com a decoração. “Baús e caixotes de madeira, por exemplo, são bonitos e funcionam bem nos cômodos de apoio”, diz ela.

Confira as dicas que separamos para ajudar na organização.

1) Planeje-se

Mesmo em apartamentos pequenos, é preciso separar um espaço para as crianças. Decida onde elas poderão brincar. Em seguida, escolha nichos e prateleiras e separe caixas de diversos tamanhos para facilitar a organização. Para um melhor resultado, envolva as crianças na decisão e escolha espaços que elas possam alcançar.

2) Crie diferente seções

Uma boa dica é separar os espaços de dormir, estudar e brincar. Os brinquedos favoritos podem ficar em uma altura acessível, exceto os que fazem sujeira ou bagunça. “Massinha, canetinhas, colas e tintas devem ficar nas prateleiras mais altas, para que os adultos tenham o controle”, diz a arquiteta.

3) Invista em armazenamento

Cestos de diversos tamanhos são perfeitos para armazenar objetos pequenos e brinquedos maiores. Além disso, eles podem fazer parte da decoração, criando espaços para bichos de pelúcia e até mesmo para as caixas de brinquedos. “Os caixotes com rodinhas são os melhores, para estimular a autonomia da criança na hora da brincadeira e na hora de guardar os brinquedos”, diz a arquiteta.

Gavetas também são uma boa pedida. A bicama, bastante comum nos quartos infantis, pode ser multiuso. Enquanto o coleguinha não chega para dormir e compartilhar o quarto, a gaveta da parte de baixo pode ser usada para guardar jogos e caixas de brinquedos, por exemplo.

4) Prefira móveis com portas

Para evitar o cenário de bagunça, os armários e caixas fechados colaboram mais do que os espaços abertos. “As caixas e brinquedos ficam ocultas e os pais não têm a sensação de que as crianças ocuparam a casa inteira”, afirma Kalyn.

Fonte: 

Comentários