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Cinco maneiras de reduzir o estresse

Cinco maneiras de reduzir o estresse

A rotina moderna costuma  ser muito agitada. Acordamos cedo, ficamos presos no trânsito, lidamos com filhos, família, trabalho, estudos. É normal ficar estressado no meio disso tudo. Contudo, além de não fazer bem para a nossa saúde mental, o estresse pode causar problemas de saúde físicos e trazer complicações graves.

Às vezes, é possível tomar algumas atitudes para organizar melhor o dia-a-dia. Mas, quando isso não resolve, pare e faça alguns exercícios mentais para se acalmar. Confira as nossas dicas:

1) Se mexa

O exercício não existe apenas para manter a forma. A atividade física libera endorfina, serotonina e adrenalina, hormônios conhecidos por controlar nosso humor. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia para reduzir o estresse, além de ter efeito imediato se você precisa se acalmar.

 2) Tome água

A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter o corpo e a mente funcionais. E um dos cuidados mais negligenciados é a hidratação. Beber água não apenas acalma, como colabora para uma melhor circulação sanguínea, controla a temperatura corporal e auxilia na digestão de alimentos.

3) Durma

Quando estamos ansiosos e irritados tudo o que queremos é uma soneca. Se isto não é possível, saiba que a qualidade do sono durante a noite também afeta nosso estresse. Uma noite mal dormida pode refletir numa perda de capacidade intelectual, física e emocional no dia seguinte. Portanto, o ideal é dormir entre 7 e 8 horas diariamente, tempo necessário para o corpo fazer a regeneração.

4) Respire

Já parou para pensar se você respira de uma maneira que beneficia seu corpo? A respiração profunda, além de trabalhar diversas partes do corpo e oxigenar o cérebro, pode mudar completamente o estado emocional. Conforme especialistas indicam, o hábito de respirar fundo pelo menos duas vezes por dia ou em momentos de tensão colabora para uma saúde mental de qualidade.

5) Medite

Para quem quer começar a meditar é bem fácil: sente-se em um local confortável e de preferência silencioso, depois respire profundamente e expire o ar. A ação mexe com o cortisol – hormônio do estresse – e auxilia na concentração e nos níveis de humor.  Se isso for difícil para você, existem vários aplicativos móveis que ajudam no processo. O tempo da meditação varia e não tem limite, mas indicamos que você comece com cinco minutos.

Fonte:
 

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