Ir para o conteúdo principal

Blog


Cinco museus para visitar online

Cinco museus para visitar online

A arte é inspiradora e a tecnologia ajuda que estudantes e entusiastas de todo o mundo tenham acesso ao mais vasto catálogo. Hoje em dia não é preciso mais viajar até a Europa para conhecer as pinturas de Van Gogh ou as esculturas de Degas, já que com uma simples pesquisa as obras aparecem na internet. 

Além disso, grande parte dos museus já possui algum tipo de ferramenta para visita online, em que o acervo está disponível para o público em geral, e também é possível passear pelos belíssimos prédios, com a ajuda do Google Street View.

Confira a nossa seleção de museus para conhecer sem sair de casa!

MASP

O mais conhecido museu do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) está disponível para visitação online a partir da ferramenta Google Arts and Culture. Localizado na Avenida Paulista, o acervo do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Clique aqui para visitar.

Museu do Louvre

O Louvre, em Paris, é o maior museu de arte do mundo e o mais visitado. O prédio, antes de abrigar o acervo, era uma fortaleza construída no reinado de Felipe Augusto. Dos dez departamentos diferentes que existem no museu, contendo mais de 380 mil obras, três estão disponíveis para visita virtual: Antiguidades Egípcias, Louvre Medieval e Galeria de Apollon.

Clique aqui para visitar.

MoMA

O Museu de Arte Moderna (MoMA, em inglês) fica no coração de Nova York, mas quem não vai para os Estados Unidos consegue ter acesso a quase metade do catálogo combinando as visitas virtuais do Google Arts and Culture e do próprio site do museu. 

Clique aqui ou aqui para conhecer

MALBA 

O MASP e o Louvre reúnem uma grande coleção de arte europeia, mas para quem quer apreciar a produção dos nossos irmãos de continente, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) é o lugar para ir. A coleção online não permite que se “caminhe” pela construção, mas reúne nomes importantíssimos como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Cândido Portinari e Helio Oiticica.

Clique aqui para conhecer.

Museu Van Gogh

O Museu Vincent Van Gogh, em Amsterdã, reúne a maior coleção de obras do pintor holandês. A coleção permanente conta com mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas. Além disso, o museu traz exposições do século XIX e oficinas. A visita virtual fica por conta do Google Arts and Culture.

Clique aqui para visitar.

Fonte:

Comentários