Ir para o conteúdo principal

Blog


Como desenvolver mais autoconfiança?

Como desenvolver mais autoconfiança?

Quando temos sentimentos de insegurança, nossas atitudes podem afetar as pessoas que convivemos através do medo, ciúmes e desconfiança. O temor de se arriscar e ter suas ideias rejeitadas faz com que a pessoa se retraia numa atitude de autopreservação, ou então que reaja de forma rude e impaciente.

Se excessiva, a insegurança é capaz de atrapalhar bastante as relações sociais, tanto no campo afetivo como profissional, pois se manifesta numa dependência emocional do outro, a partir de sentimentos de menos valia, baixa autoconfiança e autoestima. 

Os psicólogos reconhecem que todos nós, vez ou outra, sentimos insegurança, em menor ou maior grau. Contudo, os especialistas entendem que é possível diminuir esse sentimento. Confira as dicas que separamos para começar a se sentir mais seguro e confiante.

1. Aceite-se como é

Busque se aceitar e aprender a gostar de si mesmo. Perceba suas belezas, qualidades e singularidades. Construa uma lista de coisas que você faz bem para ajudar.

2. Concentre-se em seus objetivos

Foque em seus objetivos pessoais e evite ficar se comparando com os outros. Deixe competições de lado, foque na sua experiência e nos seus potenciais. 

3. Não se culpe por acontecimentos infelizes 

Ao passar por uma experiência negativa, não fique remoendo aquilo que não deu certo. Pense que tudo tem um lado positivo e um negativo. Volte a sua atenção para o lado bom e se esforce para ser mais resiliente. 

4. Esteja disposto a encarar riscos

Quanto mais a pessoa insegura e tímida se expor, mais vai internalizar a autoconfiança e melhorar a autoestima. Praticar atividades físicas ou artísticas podem colaborar para se expressar melhor.

5. Entenda os próprios limites 

Veja quais limites são possíveis de serem superados. Arriscando um pouco por vez, fica mais fácil não se sentir paralisado diante de situações desafiadoras. Celebre muito seu esforço e sinta orgulho por sua dedicação. 

6. Saia da defensiva

Pessoas inseguras têm grande dificuldade em aceitar críticas. Quando alguém traz um apontamento ou sugestão, tente interpretar da melhor maneira possível. Provavelmente, se estão chamando atenção para algo, é porque se preocupam conosco.

8. Preste atenção nos diálogos

Especialmente nos relacionamentos, tente ser um melhor ouvinte e falar mais sobre si. Um canal de comunicação bem estabelecido traz mais segurança. 

9. Aproveite a noite para refletir

Antes de dormir, liste os momentos do seu dia em que você se sentiu mais inseguro e vulnerável, quando a falta de confiança impediu de fazer algo ou a agressividade deu o tom na relação. 

10. Mantenha relacionamentos saudáveis

Evite a aproximação com pessoas que são incapazes de valorizar seus acertos ou ainda minam sua confiança.

Fonte:

Comentários