Ir para o conteúdo principal

Blog


Energia: como economizar em casa utilizando a economia doméstica

Energia: como economizar em casa utilizando a economia doméstica

A economia doméstica, além de abordar a saúde financeira das famílias, diz respeito à qualidade de vida do ser humano e do Planeta Terra. A prática envolve o uso correto de recursos, alimentos e atitudes para evitar desperdício. Entre essas mudanças, está a economia de energia. As transformações começam desde atitudes básicas como apagar as luzes ao sair de algum cômodo até o investimento em lâmpadas e eletrodomésticos corretos.

Confira algumas dicas de como poupar e ajudar a natureza:

Utilize as lâmpadas e eletrodoméstico corretos

Escolha eletrodomésticos da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia comparados aos de classe A. Além disso, troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED. Elas economizam mais energia e possuem um bom custo benefício, já que tem maior tempo de vida.

Pinte a casa de cores claras

As paredes claras refletem a luz natural que entra pelas janelas. Logo, durante o dia, não será necessário ligar as lâmpadas e gastar energia desnecessária. Na hora de construir ou reformar sua casa, invista nas janelas, clarabóias e tons brancos. 

Evite deixar aparelhos em stand by

Os aparelhos em stand by gastam até 12% de energia. A dica é retirar da tomada todos os aparelhos que não são utilizados diariamente, como som, DVD, vídeo game, etc.

Invista em equipamentos de energia renováveis 

Para ajudar na sustentabilidade e na economia em eletricidade, a Banricoop disponibiliza o CrediEnergia Sustentável. Além de um convênio com a PROINST ou outro fornecedor de sua preferência, o Credi Energia oferece um financiamento especial para adquirir e implantar equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis e não poluentes em casa.

Os painéis solares reduzem a emissão de carbono e diminuem em até 100% o valor da conta de luz.

Fontes: 

Dinheirama


Comentários