Ir para o conteúdo principal

Blog


Como se prevenir de doenças dermatológicas

Como se prevenir de doenças dermatológicas

O cuidado com a pele muitas vezes passa despercebido e só chama atenção quando notamos manchas, rugas e linhas de expressão no rosto, nos braços e no torso. Segundo Luiz Carneiro, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “as alterações ocorrem principalmente pela ação contínua dos raios solares. Daí a importância de usar protetor a vida toda”.

Não precisamos esperar até a terceira idade para começar a cuidar da pele. Conheça os principais problemas dermatológicos e como cuidar deles.

Manchas

A maioria das manchas de pele é relacionada à exposição ao sol. A radiação ultravioleta estimula a produção de melanina, podendo causar pequenas marcas nos lugares mais expostos, como rosto, colo e braços. Para se prevenir, passe sempre protetor solar, de preferência com fator mais alto que 30 FPS.

Ressecamento

Apesar do aspecto áspero, o ressecamento nada mais é do que a falta de hidratação da pele. É um processo natural e que pode ser prevenido. Evite banhos quentes, tome água com frequência e use hidratante em abundância.

Alergias

As alergias podem ser resultado da exposição a componentes químicos ou até mesmo do ressecamento, causando reações cutâneas. Procure sempre comprar produtos suaves ou neutros e não use buchas nem esponjas abrasivas. Ao primeiro sinal de alergia, busque um dermatologista.

Micose

A micose é provocada por fungos que se proliferam na presença do calor, umidade e pouca luz. Para evitar esses organismos, seque bem o corpo após o banho, especialmente a virilha e os pés.

Úlceras

São feridas que abrem a partir das varizes e podem levar a problemas mais sérios. Para preveni-las, é necessário tratar a causa. Caso perceba uma dilatação nos vasos das pernas, procure um médico. As úlceras exigem longos períodos de repouso e meias cicatrizantes.

Psoríase

É possível identificar a psoríase pela pele descamada e pelas manchas avermelhadas. É uma doença autoimune que acontece pelo acúmulo de células na pele. Felizmente, é tratável. Se perceber os sintomas, vá ao dermatologista para iniciar o tratamento.

Câncer

Nem todo tipo de câncer de pele é considerado melanoma. Essa espécie de tumor é considerado maligno e mais agressivo, mas é menos frequente. É possível ser identificado com autoexame e pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Para se prevenir, use filtro solar todos os dias. E não se esqueça de cuidar as manchas na pele, prestando atenção na mudança de tamanho e de cor de de pintas.

Fonte:

 


Comentários