Ir para o conteúdo principal

Blog


Conheça 5 aplicativos para cuidar da saúde mental

Conheça 5 aplicativos para cuidar da saúde mental

Mais de 9% da população brasileira sofre de ansiedade e quase 6% tem de depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em números absolutos, nós somos o país com maior número de ansiosos.

Entre as diversas possibilidades de tratamento para estas doenças, a psicoterapia é a mais recomendada. Contudo, muitos pacientes se beneficiam de uma rotina organizada e a tecnologia pode ajudar. Estamos na era em que muita coisa pode ser resolvida pelo celular. Apesar de não substituir o atendimento médico, os aplicativos melhoram a vida de quem precisa.

Confira nossa seleção.

Cogni

O Cogni é um aplicativo que controla as variações de humor durante um período de tempo, anotar como estamos nos sentindo, quais os gatilhos e o que fizemos a respeito disso. A partir de uma semana, é possível ver padrões de comportamentos e sentimentos. Ele é um ótimo parceiro de quem pratica Terapia Cognitivo Comportamental.

Clique aqui para baixar

Cíngulo

Autointitulado terapia guiada, este aplicativo é o mais completo de todos, prometendo melhorar sua autoestima e diminuir a ansiedade. Conta com textos curtos, áudios e vídeos para quem quer aprender aos poucos, mas também possui um botão de emergência, para quem precisa se acalmar imediatamente.

Clique aqui para baixar

Medite.se

Feito por brasileiros, o aplicativo é focado na meditação e na técnica de mindfullness, para prestar atenção ao nosso redor. Completamente gratuito, as meditações são narradas por Tadashi Kadomoto, terapeuta comportamental do Instituto de mesmo nome.

Clique aqui para baixar

Viki

A Viki não é um aplicativo independente, mas uma ferramenta que funciona no Facebook Messenger. Baseada em inteligência artificial, a empresa Vitalk criou o robô que conversa com o usuário no chat, aprofundando as preocupações e o diagnóstico médico. Assim, periodicamente a Viki sugere exercícios diferentes para o tratamento.

Clique aqui para conversar

Querida Ansiedade

O aplicativo Querida Ansiedade foi idealizado pela psicóloga Camila Wolf. Ele é baseado em textos do e-book produzido pela psicóloga, ajudando a entender mais sobre a doença. Além de informações sobre os diversos tipos de ansiedade, o app também conta com exercícios diversos desde escrita até respiração para acalmar.

Clique aqui para baixar

Fontes:
 

Comentários