Ir para o conteúdo principal

Blog


Dia das crianças: como celebrar a data com economia e diversão

Dia das crianças: como celebrar a data com economia e diversão
  • Converse sobre Educação Financeira;

  • Evite levar as crianças às compras;

  • Sugira trocas e doações.

Hoje, dia 12 de outubro comemora-se, no Brasil, o Dia das Crianças!

Na data, é comum presentear os filhos, sobrinhos e enteados. Porém, muitas vezes, o valor dos brinquedos pode exceder as economias do mês e prejudicar as famílias.

Por isso, é essencial aproveitar o dia para conversar com os pequenos sobre Educação Financeira, ensinando o valor do dinheiro; é possível, sim, agradá-los e economizar ao mesmo tempo. O projeto Educar, inclusive, é prova disso. 

Quer saber como? Confira as dicas: 

Converse sobre Educação Financeira 

Quanto mais cedo a Educação Financeira começar, melhor será controlar e organizar os gastos na fase adulta. Durante a pandemia, por exemplo, crianças de até 12 anos gastaram até 30% mais do que adolescentes de mais de 16 anos, de acordo com pesquisa do Banco BS2. Os principais consumos foram em games, delivery de comida e serviços on-line. 

Como ensinar educação financeira às crianças 

Por isso, converse sobre dinheiro com as crianças e ensine o valor das coisas. Esse é o momento de explicar que, talvez, você não consiga dar o tão desejado presente, mas que, juntos, podem escolher outras opções ou criar os próprios jogos. 

Evite levar as crianças às compras 

Na hora de comprar os presentes, é importante pesquisar preços. Por isso, a melhor opção é deixar as crianças de fora na hora das compras, já que elas acabam se empolgando ou fazendo a famosa "birra".

Converse com os pequenos sobre o que gostariam de ganhar e quais os brinquedos preferidos, mas opte por escolher sem a companhia deles. O Google Shopping, por exemplo, é uma ótima opção para encontrar os melhores preços do mercado, assim como JáCotei e Buscapé. A plataforma ajuda a comparar valores entre vários e-commerces. 

Sugira trocas e doações 

O orçamento está baixo? Incentive os pequenos a trocarem entre si os brinquedos que não usam mais com amigos, vizinhos e primos. Além de econômica, a dica ensina a importância do desapego e doações para os menores. 

Atenção! Só não se esqueça de higienizar corretamente os novos brinquedos para evitar a transmissão do coronavírus. 

Faça você mesmo!

Outra opção para quem quer gastar pouco - ou praticamente nada - é criar os próprios jogos e brincadeiras com as crianças, como jogo de boliche com garrafas PET, instrumentos de lata e slimes. Solte a imaginação! 

Invista no futuro dos pequenos

Além dos brinquedos em datas comemorativas, que tal presentear seus filhos e netos com investimentos para o futuro? 

O melhor presente para o seu filho é investir no futuro 

A aplicação financeira Supermax realiza uma economia mensal, com valor e prazo previamente estipulados. Com aplicação mensal a partir de R$100 a Supermax ajuda a construir hoje um futuro melhor.

Confira mais informações sobre o produto clicando aqui.

Fontes:

Terra 

Catraca Livre

Banco BS2  


Comentários