Ir para o conteúdo principal

Blog


Banricoop: Dia do Cooperativismo e Assembleia Geral Ordinária Digital

Banricoop: Dia do Cooperativismo e Assembleia Geral Ordinária Digital

4 de julho marca o Dia Internacional do Cooperativismo. A Assembleia Geral é um dos instrumentos mais importantes e que destaca a visão democrática do modelo cooperativo. Elas representam um momento de cooperação e democracia para definir o futuro da Cooperativa para os próximos anos.

A Banricoop irá realizar, no dia 14 de julho a sua Assembleia. Este ano será em formato digital, devido a pandemia do coronavírus.

Na pauta do encontro, está a eleição para escolha da gestão dos Conselhos de Administração (mandato 2020/2024) e Fiscal (2020/2022), além da apreciação das contas do Exercício de 2019, entre outros temas de interesse dos cooperados.

A importância das Assembleias e do Cooperativismo

Um dos princípios cooperativos é a gestão democrática. As decisões ocorrem em assembleias em que todos os associados podem votar e manifestar-se. Elas representam um momento de democracia, participação e espírito colaborativo para definir o futuro da Cooperativa para os próximos anos. Todos os associados possuem o mesmo grau de importância e decisão. 

Em momentos de crise, cooperar e colaborar ganhou ainda mais importância. A união e a solidariedade mudam a vida de todos. Além de uma gestão democrática, as cooperativas também buscam estimular o interesse dos associados em questões sociais e da comunidade. 

Em Porto Alegre, a solidariedade pode ser encontrada em diversas iniciativas, como arrecadação de materiais de higiene, alimentação e apoio psicológico e financeiro. 

Como participar da Assembleia?

A transmissão será através da plataforma Zoom, que poderá ser acessada pelo link “Assistir Assembleia”, disponível no site. Para login na plataforma, será considerado o número do CPF do cooperado. Uma senha provisória foi encaminhada via e-mail pessoal por SMS aos cooperados. No primeiro acesso, a senha provisória deverá ser alterada.

As pautas seguirão a seguinte ordem:

1. Eleição dos componentes do Conselho de Administração;

2. Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada dos pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa;

3. Destinação das sobras líquidas apuradas ou rateio das perdas;

4. Fixação do valor das cédulas de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, dos honorários do Presidente do Conselho de Administração e do montante para suportar a remuneração dos membros da Diretoria Executiva;

5. Sorteio dos inscritos para as bolsas de estudos do FATES;

6. Outros assuntos de interesse social.

Assembleia Geral Ordinária da Banricoop

Data: 14 de junho de 2020.

Local: Acesso através do link "Assistir Assembleia", disponível no site.

Horário: 10h às 18h.


Comentários