Ir para o conteúdo principal

Blog


Educação financeira para jovens: ensine seu filho

Educação financeira para jovens: ensine seu filho

Aprender a lidar com o dinheiro é uma habilidade importante para pessoas de todas as idades. Contudo, quanto mais cedo nos dedicamos ao planejamento financeiro, mais próspera será nossa vida no futuro. Com a iminente inclusão do ensino de educação financeira nas escolas, é cada vez mais importante que os pais trabalhem lições sobre dinheiro no dia a dia familiar.

Converse sobre dinheiro

Antes de dar lições de educação financeira para os jovens, é importante que eles se inteirem das finanças da família. Dependendo da faixa etária, não é necessário dar muitos detalhes. Entretanto, é essencial que as crianças entendam mais ou menos o quanto os responsáveis ganham e gastam, e qual a porcentagem destes custos são relacionados a elas.

Proponha uma mesada educativa

Muitos pais entendem a mesada como uma forma de presentear ou de “se livrar” dos pedidos de compras. Contudo, este valor mensal ou semanal é uma excelente oportunidade para ensinar às crianças e aos adolescentes como administrar seu orçamento. A mesada deve ser suficiente para cobrir os gastos mensais dos filhos, deixando uma sobra para o lazer. Além disso, o dinheiro deve ser utilizado para que ele se responsabilize sobre suas coisas.

Jovem branco recebendo mesada educativa em moedas da mãe

Como fazer um cofrinho da maneira certa

Se o jovem quiser comprar algo mais caro do que a mesada ensine-o a guardar. Evite ceder e pagar, já que o foco é ensinar a pensar no longo prazo. Enquanto os adolescentes já contam com diversas opções de cartão de crédito, o cofrinho ainda é a melhor opção para os pequenos. Uma dica é utilizar um pote transparente para que as crianças vejam o dinheiro aumentar como estímulo visual.

Renda extra para os pequenos

Associar a mesada às tarefas domésticas é um assunto polêmico. Enquanto a mesada não deve ser condicionada ao bom desempenho nos estudos, algumas famílias preferem pagar pelas obrigações em casa. Uma opção, contudo, é que a mesada seja uma doação e as tarefas rendam um dinheiro extra. Quem sabe em vez de levar o carro para lavar na rua, o seu filho adolescente não pode fazer o mesmo trabalho?

Livros de finanças pessoais

Uma das melhores maneiras de aprender sobre finanças é através da leitura. Além das opções para adultos, hoje existem muitos livros de educação financeira para jovens. Confira algumas das dicas mais famosas:

  • Como se fosse dinheiro - Ruth Rocha
  • Almanaque Maluquinho: Pra que dinheiro? - Ziraldo
  • Crise Financeira na Floresta - Ana Paula Hornos

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nossa seção de Educação Financeira e fique por dentro de todas as novidades e dicas para cuidar melhor das suas finanças.

Fontes:
Exame
Escola da Inteligência
Organizze

Comentários