Ir para o conteúdo principal

Blog


Faça seu dinheiro trabalhar por você

Faça seu dinheiro trabalhar por você

Todo mês você recebe o salário e, quando vai ver o saldo, já está no vermelho? Você precisa saber para onde o seu dinheiro está indo para conseguir economizar e respirar aliviado. Confira abaixo cinco dicas que vão ajudar você nesse processo.

Faça uma planilha

O único jeito de entender para onde o seu dinheiro está indo é fazendo um balanço de gastos, e a melhor forma de fazer isso é anotando o que foi gasto em um mês. Considere tudo – cafezinho, condomínio e supermercado. Você vai perceber que existem dois principais tipos de despesas – as variáveis e as fixas. Veja onde está perdendo o controle, enxugue os gastos desnecessários e organize as contas.

Além da planilha, você também pode realizar um raio x de suas finanças pessoais através do Minha Vida Financeira, portal disponibilizado pelo Banco Central do Brasil. 

Pare de usar o cheque

Sabe aquela mania de não sacar dinheiro e pagar as contas no cheque ou parcelar alguma compra no talão? Então, o cheque é um dos principais vilões do nosso orçamento. É preciso ter muita organização para não perder o controle usando essa alternativa. Não tem outra forma a não ser parar de usar. Não imprima novas folhas e nem faça um novo pedido para o banco.

Deixe o cartão de crédito em casa

Antes de usar o cartão de crédito, você tem que saber que o dinheiro que você pode usar não é seu! Toda aquela quantia é uma grande ilusão que só te faz gastar mais. E não pense que parcelar a compra é a melhor saída para seu negócio! O cartão de crédito é um dos principais motivos de dívidas dos brasileiros, sabia? Para evitar gastos desnecessários você deve deixá-lo em casa!

Pague à vista

A melhor forma de comprar é à vista. Se não tiver o dinheiro suficiente, guarde o valor da parcela mensalmente e, quando tiver o valor total, compre e pechinche um desconto.

Tenha um objetivo

Essa é a parte mais gostosa de fazer a organização financeira: o desejo de realizar um sonho. Faça uma lista com seus objetivos e, ao lado, quanto custaria em média para realizá-los. Depois de muito planejamento e organização, você certamente vai conseguir o que deseja.

Vá em frente e mude seus hábitos. Com um dinheirinho a mais no bolso ou aplicado, sua vida vai ser muito melhor.

Fonte: Finanças Femininas


Comentários