Ir para o conteúdo principal

Blog


Guia prático para estudar em casa

Guia prático para estudar em casa

Com o isolamento social, diversas atividades precisaram se adaptar para serem realizadas sem sair de casa. Entre elas, estão os estudos. Seja em escolas, universidades ou cursos, muitos estudantes encontraram dificuldades em aprender no mesmo ritmo do que presencialmente. Saiba quais são as dicas para manter a produtividade no aprendizado em quarentena:

Mantenha uma rotina 

O primeiro passo para todos os estudantes, desde o Ensino Fundamental até os alunos de Graduação e Pós-Graduação, é o desenvolvimento de uma rotina. Defina os horários de estudo e distribua-os durante o dia. Se você tiver mais de uma matéria ou curso para estudar, escolha um dia e momento para cada um. Além disso, defina um local específico, tenha momentos de pausa e evite distrações e barulhos para manter o foco. 

Use a tecnologia à seu favor 

Caso tenha dificuldade e queira ir além da leitura de livros, vários sites online estão oferecendo aulas com temas diversificados. A Banricoop oferece convênios para diversos cursos; a plataforma do Senac EAD, por exemplo, possui cursos gratuitos em tecnologia, artes, meio ambiente e gestão. 

Para as crianças e adolescentes, existem canais no YouTube para cada área de conhecimento que auxiliam no período extraclasse, como o Descomplica, Me Salva! e ReVisão.

Crie relações com outros estudantes 

Mantenha relação com seus colegas de classe através de grupos de WhatsApp ou Facebook para tirar dúvidas e compartilhar os conhecimentos. Caso você esteja estudando por conta própria, encontre amigos que se interessam pelo tema em que você está se especializando. Um bom debate ajuda na hora de entender os conteúdos. 

Veja filmes, séries e documentários sobre o tema

Mais do que diversão e entretenimento, os filmes e séries podem ser grandes aliados na hora de aprender. Se você estiver estudando algum idioma, por exemplo, veja filmes na língua em que deseja se aperfeiçoar. Filmes de Mitologia, História, Matemática e documentários dos mais variados temas estão disponíveis em diversas plataformas online. 

Fonte:

Guia do Estudante


Comentários