Ir para o conteúdo principal

Blog


Janelas podem produzir energia solar

Janelas podem produzir energia solar

Já imaginou produzir energia com as janelas de casa? Ou recarregar um carro elétrico apenas deixando-o estacionado no sol? Não há dúvidas de que a energia solar é o futuro acontecendo agora, mas cientistas do mundo inteiro vêm trabalhando para deixar as placas fotovoltaicas ainda mais inovadoras. 

O último grande avanço são as células transparentes, que podem ser adicionadas a objetos vítreos. Inventadas pela Universidade Estadual de Michigan, esses painéis pretendem ser aplicados em janelas residenciais, de carro e outros objetos.

A célula transparente é parecida com um pedaço de vidro e usa moléculas orgânicas desenvolvidas pelos próprios cientistas para absorver comprimentos invisíveis de luz solar.  Por causa disso, não há nenhuma perda de visibilidade humana, ou seja, não perdemos os momentos de sol dentro de casa. Além disso, veículos elétricos se beneficiam dos novos painéis para estender a duração da bateria.

Apesar de registrarem eficiência um pouco menor do que as células tradicionais (5% contra 15%), os painéis transparentes tem o benefício de serem aplicados em lugares mais diversos e atingirem uma área maior. Os pesquisadores estimam que, se aplicada em todas as superfícies de vidro estimadas nos Estados Unidos, o dispositivo poderia criar energia suficiente para gerar 40% da demanda do país.

“Acreditamos que a tecnologia oferece um caminho promissor para a adoção de energia solar barata e acessível, em escala que, até agora, é completamente fora da realidade”, afirma o pesquisador responsável pelos experimentos, Richard Lunt. A universidade também compartilhou um vídeo que mostra a célula funcionando.

Ecologicamente correta, por não depender de recursos finitos e não poluir, a energia solar também traz uma economia significativa com a conta de luz. Aqui no Brasil, por exemplo, o consumidor que gera sua própria energia, só precisa pagar pela distribuição.

Enquanto as células transparentes não chegam ao mercado, você pode apostar nas tradicionais para aproveitar essa energia inovadora. A Banricoop conta com o CrediEnergia, para você investir em placas fotovoltaicas na sua residência.

Além de um convênio com a Studio Effi, Alternative Energy ou outro fornecedor de sua preferência, o novo CrediEnergia Sustentável disponibiliza um financiamento especial para adquirir e implantar equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis e não poluentes em casa.

Saiba mais sobre energia solar com o nosso ebook “Como implementar um sistema de Energia Solar em casa”.

Fonte:

Comentários