Ir para o conteúdo principal

Blog


Jatos de ar ou toalhas de papel: qual é o jeito mais saudável de secar as mãos?

Jatos de ar ou toalhas de papel: qual é o jeito mais saudável de secar as mãos?

Em casa, as pessoas costumam usar toalhas de tecido para secar as mãos – o ideal é que elas fiquem o mais esticadas possível para evitar o acúmulo de umidade. Nos banheiros públicos, porém, há algum tempo são utilizadas toalhas descartáveis de papel ou máquinas que produzem jatos de ar para secar as mãos. Apesar de ter um custo mais elevado do que os porta-papéis, as máquinas secadoras possuem um apelo ambiental por não produzirem lixo, então o uso entre um ou outro meio era uma questão de preferência. Até há pesquisas recentes divulgadas por universidades do Reino Unido, França e Itália.

Os cientistas constataram que, ainda que não haja produção de lixo quando utilizamos os jatos de ar, existe um problema que pode afetar nossa saúde: essas máquinas funcionam como “canhões de bactérias”. Por utilizarem o ar já existente no recinto e apenas canalizá-lo em alta velocidade para o efeito de secagem, os aparelhos espalham diretamente nas mãos das pessoas os micróbios presentes no ar do banheiro.

Ainda que o papel, por estar armazenado no banheiro, não seja livre de qualquer substância danosa, verificou-se que os índices de contaminação eram muito menores nos papéis dos banheiros dos hospitais pesquisados do que no sistema das máquinas de ar. O que fica de aprendizado, é: se seu foco é em manter as mãos tão limpas quanto possível, prefira o papel descartável ao jato de ar.

Fonte:
BBC Brasil

Comentários