Ir para o conteúdo principal

Blog


Jovem brasileira reforma a própria casa e vira sucesso no Youtube

Jovem brasileira reforma a própria casa e vira sucesso no Youtube

Paloma Cipriano sonhava com a fama no YouTube ao falar de moda, viagens e maquiagem. Só havia um problema: a moradora de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, nunca tinha saído do Estado nem sabia fazer maquiagem.

Quem trouxe a solução foi sua mãe, Ivone. "Ela sugeriu que eu me filmasse colocando piso e colocasse no canal. Não achei a ideia sensacional, mas gravei e postei."

Passados quatro anos, ela acumula mais de meio milhão de seguidores no canal Paloma Cipriano. Agora, fala principalmente de um assunto que conhece bem, a construção civil, embora também se aventure em outros assuntos, como limpeza e organização.

No vídeo de maior sucesso, com 7,5 milhões de visualizações, ela ensina a rebocar uma parede. Em outros, mostra como instalar pisos, trocar torneiras, construir pilares de concreto e até erguer paredes.

Única youtuber mulher a ensinar construção no Brasil, Paloma, de 25 anos, conquista os espectadores com sua linguagem simples, mesmo quando o assunto é complicado. "Mostro que, se eu consigo, todos conseguem."

Pedreira e servente

Paloma e sua mãe foram as responsáveis pela ampliação da casa onde moram há 25 anos, que tinha originalmente apenas dois cômodos. Hoje, são quatro quartos, dois banheiros, cozinha, sala, varanda e quintal - e, em todos estes ambientes, a youtuber já fez alguma obra.

Ela aprendeu a fazer as reformas com os amigos da mãe, que ajudaram a ampliar o imóvel quando o dinheiro da família para as reformas acabou. Logo, descobriu que gostava de fazer isso e, mais, que tinha talento.

Com o passar dos anos, Paloma e Ivone se tornaram as únicas "mestres de obras" da casa. Embora a mãe não se aventure tanto nisso quanto a filha, ela ajuda nos acabamentos. "A gente fala que sou a pedreira, e minha mãe, a servente."

Ela estima ter economizado quase R$ 25 mil fazendo a construção e a reforma da sua casa por conta própria. "Com certeza, não teria condições de pagar por todas as coisas que fiz." Saiba mais sobre a história de Paloma nesta matéria.

Reformas são necessárias e também uma tendência

Dicas como as de Paloma são cada vez mais pertinentes, já que todo mundo precisa fazer alguns reparos em casa em algum momento e nem sempre há dinheiro para contratar alguém com essa finalidade. Importante ressaltar que, caso você não tenha experiência ou formação em construção civil, não deve se aventurar com reparos/modificações estruturais.

Mas há muita coisa que qualquer um de nós pode fazer com as dicas certas; dar um up na casa apenas com pequenas modificações, por exemplo. Colocação e retirada de alguns objetos podem fazer toda a diferença na vida de alguém com necessidades especiais de locomoção, como um idoso. A sensação de calor também pode ser diminuída com alguns melhoramentos na circulação de ar no ambiente. Para essas e outras questões, além do canal de Paloma, existem aplicativos que podem ajudar.

Inspirou-se nas dicas, mas precisa de uma ajudinha financeira para construir ou reformar? Conte com o Credi Constrói Banricoop e torne seu sonho uma realidade com essa parceria. Não deixe de conferir nosso e-book sobre reformas, um material especializado e completo para te auxiliar.

Fonte:
Folha de São Paulo

Comentários