Ir para o conteúdo principal

Blog


Não jogue fora! Aproveite em uma deliciosa receita!

Não jogue fora! Aproveite em uma deliciosa receita!
Não aproveitar ao máximo os alimentos é ruim para o seu bolso, é ruim para o mundo. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que quase um terço da comida produzida no planeta, o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas, vai para o lixo. Isso também gera perdas financeiras na ordem de 750 bilhões de dólares anualmente. 
Com a maioria das frutas e vegetais, por exemplo, é possível utilizar todas as partes e isso vai representar saúde e economia no seu orçamento doméstico.
 
Conheça algumas dicas bem saborosas:
 
Batatas rústicas
Misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe-as em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura alta, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto.
 
Bolo de casca de frutas
Ingredientes: 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pera); 1 ½ colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 2 ½ copos de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de açúcar; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.
 
Caldo de legumes natural
Ingredientes: reúna cascas e talos de vegetais como cebola, cenoura, alho-poró, salsinha, batata e pimentão, por exemplo. Essas sobras podem ser congeladas por até seis meses. Preparo: Em uma panela, cubra tudo com água e ferva por 30 minutos. Depois coe, armazenando somente o caldo na geladeira ou congelador. O líquido pode ser utilizado em diversas receitas salgadas.
Veja como produzir e aproveitar: passo-a-passo
 
Fontes:
Banco de Alimentos
Brasil Escola
UOL

Comentários