Ir para o conteúdo principal

Blog


Nove dicas para economizar comprando em brechós

Nove dicas para economizar comprando em brechós

Com a troca das estações, a gente sempre precisa atualizar o guarda-roupas para se adaptar a chegada do frio. Para quem deseja economizar, os brechós são uma ótima alternativa. Além disso, eles são uma opção sustentável e uma oportunidade para conseguir um dinheiro extra, para quem quiser vender.

Para fazer seu dinheiro valer, contudo, é preciso ter um olhar clínico e analisar bem cada peça disposta nas araras. “Analise a peça. Veja a qualidade do tecido, se tem alguma mancha de uso, mofo, se a costura está certinha e se o preço não é abusivo”, diz Daniela Marques, consultora de moda. E defeitos não são motivos para não levar, já que é possível negociar descontos.

Mesmo com as roupas mais baratas, é preciso se controlar para não comprar peças desnecessárias. “O legal é investir em roupas que você sabe que são mais caras em lojas comuns, como jaquetas de couro e casacos. Mas sempre escolha peças que você realmente vai usar e que não fujam do seu estilo pra acabarem esquecidas no seu armário”, diz Daniela Marques, consultora de moda.

Além das opções presenciais, existem cada vez mais brechós online, em que se pode comprar e vender na comodidade de casa. Neste caso, uma dica é verificar bem as avaliações do site e do vendedor, avaliar o tamanho e as fotos das peças.

Para economizar ainda mais ao comprar roupas em brechós, separamos 9 dicas para quem quer renovar o guarda-roupas:

1. Seja paciente

Tenha em mente que o processo de compra é cansativo. Para não desistir na primeira tentativa, reserve um dia só para as compras. É sempre importante ir com tempo e paciência para explorar as prateleiras, pilhas e caixas de roupas. Com prática, você vai se acostumando e encontrando tudo mais rápido.

2. Faça uma lista de compras

Para evitar compras por impulso, é interessante fazer uma lista do que está precisando. Assim, você já pega exatamente o que quer e não se distrai com tantas opções. Além de economizar dinheiro, você também economiza tempo!

3. Estabeleça um orçamento

Depois de fazer sua lista de compras, você pode pesquisar os preços em lojas tradicionais e estabelecer um orçamento. Caso tenha um evento específico, como um casamento, é interessante buscar algo pela metade do preço. Assim, você tem uma ideia não apenas da peça que você está procurando, mas também do valor que pode pagar por ela.

4. Vista-se de forma confortável

Para descobrir o que você gosta é preciso experimentar, por isso vista-se de forma confortável, sem muitos acessórios e com roupas fáceis de trocar. Também evite carregar peso ou uma bolsa muito cheia. Deixe um espaço reservado para as suas compras. Além disso, leve uma garrafa de água e, se necessário, um anti-alérgico para lidar com a poeira.

5. Tenha cuidado e atenção

Como as roupas são usadas e, muitas vezes estão a venda faz algum tempo, é preciso prestar mais atenção na hora da compra. Verifique as costuras, o lado avesso, veja se não há rasgos ou desgastes no tecido e se o tamanho está certo. Se tiver oportunidade, experimente as roupas. No caso de compras online, confira se o vendedor tirou fotos e pergunte sobre a qualidade das roupas.

6. Avalie peças danificadas ou que precisem de ajustes

Antes de descartar uma peça defeituosa, confira a possibilidade de arrumá-la. Aprender técnicas de costura podem ser úteis, mas se você não leva jeito com trabalhos manuais, pode recorrer ao trabalho de um profissional. Muitas vezes, mesmo com ajustes e customizações, a peça ainda é mais barata do que uma nova.

7. Prefira brechós menos conhecidos

Muitos estabelecimentos se denominam “brechós” mas acabam cobrando um preço mais caro pela localização ou pela curadoria que realizam. Como o objetivo é economizar, prefira brechós menos conhecidos, de bairro e que trabalhem com doações e trocas.

8. Considere comprar acessórios

Alguns brechós vendem muito mais do que apenas roupas. Eles podem esconder os mais variados acessórios de segunda mão e até mesmo jóias. Se estiver na sua lista de compras, busque por óculos, chapéus, bonés, echarpes e calçados.

9. Pechinche

Diferente de muitas lojas, nos brechós o preço dificilmente é tabelado. Na hora de pagar, tente um desconto. Evite mostrar muito interesse por uma peça e, se estiver levando algo que precise ser ajustado, utilize isto a seu favor.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nossa seção de Educação Financeira e fique por dentro de todas as novidades e dicas para cuidar melhor das suas finanças.

Fontes:
Finanças Femininas
M de Mulher

Comentários