Ir para o conteúdo principal

Blog


Café faz mal? Opções para deixar a bebida mais saudável

Café faz mal? Opções para deixar a bebida mais saudável

Para tornar o café mais benéfico:

  • Evite usar açúcar;

  • Não beba café de estômago vazio;

  • Se preciso, opte pelo descafeinado;

  • Escolha cafés orgânicos.

Seja no café da manhã, após o almoço ou durante o expediente de trabalho, o cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), a população do Brasil é a segunda maior consumidora de café, atrás apenas dos Estados Unidos. A bebida é antioxidante, estimula o metabolismo e dá energia.

Porém, na hora de beber a xícara do dia, surge aquela dúvida: afinal, o café é saudável ou faz mal? Depende da quantidade consumida diariamente. Os especialistas indicam que 3 xícaras diárias de café (150 ml cada) é a quantidade máxima para obter os benefícios sem os efeitos colaterais indesejados.

Quer fazer o seu cafezinho ficar mais saudável? 

Confira as dicas:

Evite usar açúcar

O excesso de açúcar pode causar cáries, colesterol alto e diabetes. Por isso, evite usar o carboidrato. Caso não goste de café amargo, você pode substituir o açúcar por canela, gengibre, noz-moscada ou cravo-da-índia.  

Não beba café de estômago vazio 

Tomar café de estômago vazio é um erro comum, principalmente no café da manhã. Ao chegar no estômago, a bebida aumenta a produção de ácidos, que pode provocar azias e queimações. Complemente o cafezinho com uma refeição balanceada.

Se preciso, opte pelo descafeinado

Existem pessoas que são sensíveis à cafeína e podem se sentir mais ansiosas e inquietas ao ingeri-la. Saiba qual o limite ideal ou escolha opções sem cafeína. Atualmente, o mercado oferece o produto descafeinado sem praticamente nenhuma alteração no sabor.

Escolha cafés orgânicos 

Assim como todos os alimentos orgânicos, os grãos cultivados sem agrotóxicos e outros produtos químicos são muito mais saudáveis, além de sustentáveis.

Fontes:

Galileu

Uol 

Associação Brasileira da Indústria do Café 

Opinion Box


Comentários