Ir para o conteúdo principal

Blog


Organização financeira para a crise do coronavírus

Organização financeira para a crise do coronavírus

Durante a quarentena, com diversos comércios e negócios tendo que fechar as portas por tempo indeterminado, a organização financeira mostrou-se importante. Ter um diagnóstico das finanças, com os gastos fixos e variáveis, é a solução para enfrentar períodos economicamente difíceis. Saiba as principais dicas para se organizar:

Analise suas finanças

A primeira fase para fazer um planejamento financeiro é diagnosticar as suas finanças. Analise seu saldo no banco. Identifique as dívidas a serem pagas, como boletos, parcelas e juros.

Analise, também, seus extratos bancários e anote o que gastou nos últimos 3 meses. Esse exercício é importante para entender melhor sua movimentação financeira por mês. 

Defina os seus gastos fixos e os variáveis

Após o diagnóstico, você terá uma noção mais aprofundada sobre seus ganhos e dívidas. Agora, você deve organizar melhor a entrada e saída do seu dinheiro. Anote em uma agenda, computador ou celular quais são os seus gastos fixos todo o mês, como aluguel, água e luz. 

Além dos gastos fixos, registre também os gastos variáveis, como alimentação, lazer e compras pessoais. Essas não podem ser desconsideradas, mesmo que variem em cada mês. 

Estabeleça despesas que podem ser cortadas

Descubra, após a análise das finanças, quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados ou diminuídos, como assinaturas de TV a cabo e planos de internet ou celular. Mesmo parecendo pouco, esses valores fazem diferença no final do mês. 

Busque inovar gerando uma renda extra

Caso seja necessário, existem diversas alternativas para aumentar o dinheiro na conta. Você pode vender roupas e objetos que não usa mais, anunciar serviços online ou produzir refeições para delivery.  

Contrate atendimento especializado para suas finanças

A Banricoop tem uma equipe pronta para ajudar com suas finanças, sempre que você precisar. Conte com a ajuda de um consultor especializado para ajudar a reorganizar suas contas, refinanciar dívidas e recuperar a saúde financeira do seu orçamento familiar. 

Fonte: 

Globo


Comentários