Ir para o conteúdo principal

Blog


Patinetes elétricas chegaram a Porto Alegre: saiba como usar com segurança

Patinetes elétricas chegaram a Porto Alegre: saiba como usar com segurança

Há pouco tempo as patinetes elétricas passaram a contemplar os porto alegrenses. Os pequenos veículos, ofertados pelas empresas Yellow e Grin, são desbloqueados via celular e o usuário pode utilizar pelo tempo que quiser, sob pagamento de algumas taxas. As patinetes ainda não são disponibilizadas por toda a cidade, mas já são encontradas em alguns bairros, como Centro, Bom Fim e Cidade Baixa.

Nada impede que sejam usadas para diversão em passeios, mas as patinetes também operam como ajudantes na questão da mobilidade urbana dos grandes centros do país, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. O manejo desses veículos, porém, exige cuidado: as patinetes podem alcançar 20 km/h.

Incidentes

Alguns contratempos já foram registrados por pedestres em Porto Alegre. Alguns usuários optam por usar as patinetes na calçada em vez de escolher a ciclovia (muitas vezes, por inexistência desta) e isso pode gerar problemas sérios. A alta velocidade que o veículo pode atingir, somada a inexperiência do usuário ao lidar com esse tipo de objeto, é capaz de causar acidentes.

Os usuários precisam ter ao menos 18 anos para fazerem o desbloqueio, mas houve ocorrência de crianças e adolescentes utilizando as patinetes. Nesse caso, se houver algum incidente que caiba responsabilização, o Diretor da EPTC, Fábio Berwanger, diz que os pais podem ser punidos. Já existe projeto de lei tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre a fim de regulamentar o uso das patinetes – já que elas têm funcionamento peculiar ao tráfego comum.

Medidas de segurança

O site da Grin oferece algumas dicas importantes para o uso seguro das patinetes, confira aqui. Outras maneiras de proteger a si e aos outros são:

  • O capacete é responsabilidade do usuário. Use-o sempre bem preso à cabeça e ajustado adequadamente.
  • Dê sempre preferência ao pedestre, que é o mais vulnerável em caso de colisão.
  • Nunca trafegue com mais de uma pessoa em cima da patinete.
  • Jamais use celular ou fone de ouvido enquanto conduz a patinete.
  • Respeite sempre as sinalizações de trânsito.
  • Jamais conduza o patinete se houver ingerido álcool.
  • Segure sempre o guidão com as duas mãos.
Fontes:
Correio do Brasil
Gaúcha – Zero hora
Grin
TechTudo

Comentários