Ir para o conteúdo principal

Blog


Programa Educar leva educação financeira a estudantes

Programa Educar leva educação financeira a estudantes

Vinte e dois jovens estudantes do Projeto Pescar do Grupo Guaçu, em Guaíba, participaram da palestra sobre educação financeira do Programa Educar Banricoop realizada no dia 11 de julho. Os alunos, com idade entre 17 e 20 anos, tiveram seu primeiro contato com cooperativismo e se surpreenderam ao perceberem a partir do exercício de controle do orçamento que, apesar de ainda receberem apenas uma bolsa de estudos, já é possível economizar. A atividade demonstrou que guardar qualquer quantia, até mesmo 30 centavos por dia, faz diferença para conquistar algo no futuro. A palestra faz parte do programa de voluntariado da equipe da Banricoop e foi indicada pela analista de Responsabilidade Social do Grupo Guaçu, Estela Helena Leite Vieira, que já conhecia o Educar de quando atuava no Projeto Pescar pelo Centro de Educação Profissional São João Calábria.

O cooperado Jair Antonio Kohlrauch percebeu no Programa Educar uma oportunidade de fazer parte da comunidade escolar de seus filhos Arthur e Matheus, estudantes do ensino fundamental da escola Kinder Land, em Porto Alegre, e indicou a instituição para receber uma palestra sobre cooperativismo e educação financeira. Toda a organização, incluindo o contato com a direção, ficou sob a responsabilidade da Cooperativa e Jair ainda teve a opção de participar do evento como voluntário. Foi o que fez ao contar para 27 alunos como começou a economizar e os resultados positivos que obteve. Além de servir de exemplo para os colegas dos filhos, para ele, a atitude fortaleceu ainda mais a amizade com Arthur e Matheus.
 

\"\"“Agradeço a chance de relatar a minha experiência na escola de meus filhos, que para mim foi de grande valia. A repercussão foi imediata. No turno da tarde, período em que meus filhos estudam, vários coleguinhas os procuraram para contar que tinham me conhecido, que acharam legal a palestra, o que fez com que se sentissem orgulhosos de mim. A direção e os professores que assistiram adoraram e gostariam de repetir a dose e se possível indicar outras escolas, pois consideraram a parte pedagógica de fácil compreensão. Em suma, para mim, foi uma experiência maravilhosa, fiquei nervoso desde a véspera mas, na hora, fiquei tranquilo para relatar a minha experiência de vida. O que mais me deixou feliz foi servir de modelo para a geração dos meus filhos e ver seus olhinhos brilhando quietinhos nos assistindo e interagindo conosco. E que minha experiência, por mais singela que seja, sirva de estímulo para suas vidas de que nunca devemos deixar de sonhar. Espero ter contribuído e mais uma vez agradeço a oportunidade. Gostaria ainda de reforçar que outros pais cooperados façam o mesmo com seus filhos: participem, interajam com a comunidade da escola de seus filhos, não importando o tema, e sim a atitude de prestar um serviço social, cooperando ainda mais para fortalecer a amizade e o amor que sentimos pelos nossos filhos.”


Jair Antonio Kohlrauch

 

Indique uma escola da sua comunidade e seja voluntário você também, acesse aqui e saiba mais!
 


Comentários