Ir para o conteúdo principal

Blog


Reformas domésticas: dicas econômicas e sustentáveis para mudar sua casa

Reformas domésticas: dicas econômicas e sustentáveis para mudar sua casa

Neste artigo, você lerá sobre:

  • Dicas para reformas

  • Sustentabilidade durante e após a obra

  • Pequenas mudanças econômicas no lar 

As reformas são conhecidas pela maioria das pessoas por serem caras e causarem dor de cabeça. Porém, existem diversas maneiras de mudar o ambiente em que vivemos sem estresse e gastos desnecessários. Além disso, você ainda pode utilizar o momento da reforma para ser sustentável, tanto na hora das obras como logo após, com a casa pronta, e assim evitar gastos futuros.

Confira algumas dicas da Arquiteta e Urbanista formada pela PUCRS, Lara Litwin, de como fazer essas transformações em casa: 

Planeje!

O planejamento da obra deve ser o primeiro passo antes da ação em si. Planejar engloba definir o orçamento da obra, o cronograma e o controle da execução.  "É preciso ter um valor em mente e ser sincero com o profissional. Nós nos baseamos em números para propor intervenções que caibam no bolso do cliente. Com isso, o profissional pode avaliar com o cliente quais são as prioridades e fazer a reforma em partes, se for o caso", ressalta a arquiteta Lara Litwin. 

"É muito importante orçar toda a reforma antes de iniciar a execução para que não cause surpresas futuras e impeça a finalização da obra", finaliza.

Invista em opções sustentáveis

As opções sustentáveis são as melhores alternativas para benefícios a longo prazo, tanto para o bolso como para o meio ambiente. Durante o planejamento e a reforma, é essencial já definir quais serão essas medidas. Além disso, lembre-se: descarte os entulhos corretamente. "O certo é contratar uma empresa especializada que faça o recolhimento dos materiais e leve-os para o local mais adequado" explica Lara.

Luz 

Escolha as cores claras na hora da pintura, assim menos iluminação artificial será necessária. Porém, ao utilizar a iluminação artificial, opte por  lâmpadas de LED. "A eficiência da iluminação é maior do que os outros modelos e a vida útil também. Isso faz com que gaste menos energia, o que gera economia em torno de 75% na conta de luz."

Saiba mais dicas para economizar energia aqui

Água 

Prefira bacias sanitárias com caixa acoplada, pois elas desperdiçam menos água. Veja mais dicas para economizar água aqui

Sem grandes reformas? Faça você mesmo! 

"Não é preciso fazer grandes reformas para tornar o ambiente mais acolhedor e vívido, ainda mais nesta época em que todos estão em casa. Pequenas mudanças já nos estimulam e alegram o nosso dia a dia", afirma Lara Litwin.

Você pode, segundo Litwin, mudar o local dos móveis, adicionar novas plantas, quadros e decoração. Além disso, invista em tapetes e adesivos autocolantes para não precisar trocar os pisos, móveis e tintas das paredes.

"Se quiser colocar a 'mão na massa' opte pela tinta acetinada que disfarça imperfeições. As cores mais usadas são: papel picado, crômio e elefante, da Suvinil", recomenda. 

Conheça a CrediConstroi

Pensando em auxiliar os seus cooperados, a CrediConstroi Banricoop tem como finalidade financiar a construção, reforma, ampliação, arras ou aquisição de seu imóvel. O limite para solicitação de crédito é de até 10x a sua renda bruta. Confira mais informações aqui

Fontes:

Lara Litwin

Uol

Ministério do Meio Ambiente 


Comentários