Ir para o conteúdo principal

Blog


Saiba como organizar sua bagagem de mão para viagens de avião

Saiba como organizar sua bagagem de mão para viagens de avião

Desde que se estipulou a cobrança de taxas para bagagens despachadas em voos, muitos passageiros têm optado por carregar menos itens e viajar apenas com malas de mão.

Contudo, no início do mês, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) avisou que estas bagagens vão passar por triagens em aeroportos antes do raio-x, para verificar se elas estão de acordo com os padrões estipulados.

Depois de decidir seu destino na agência de turismo e de contratar um seguro viagem, é hora de montar as malas. Se você é um destes que prefere economizar nos pequenos detalhes, confira nossas dicas para organizar sua bagagem de mão e não ter nenhum estresse no aeroporto.

Segundo a Associação, as bagagens de mão devem ter até 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade para viagens domésticas. Para os voos internacionais as dimensões variam conforme a companhia aérea.

Não esqueça que alças, bolsos, extensores e rodinhas também contam nas medidas. As malas rígidas são mais recomendadas por oferecerem as dimensões exatas. Além disso, tanto para viagens nacionais quanto internacionais, o peso máximo para a mala que não é despachada é de 10kg.

Confira mais dicas para preparar a bagagem de mão para as próximas viagens:

Organize-se para levar um “item pessoal”

Além da bagagem de mão, você pode levar mais um “item pessoal” como uma bolsa de mão, uma pasta, uma mochila pequena ou de notebook, sempre respeitando o limite. Nesta bolsa você pode organizar os objetos que precisará ter acesso durante o voo, como carregadores, fones de ouvido e alimentos. Além disso, cuide para não acumular compras e precisar carregar mais uma sacola.

Use recipientes menores para artigos de higiene

Lembre-se que há uma restrição para a quantidade de líquidos que você pode carregar na mala de mão: 300ml em voos domésticos e 100ml nos internacionais. Por isso, utilizar recipientes menores é importante e, além de cumprir a regra, ajuda a ocupar menos espaço.

Planeje as combinações de roupas com antecedência

Se vai viajar apenas com a bagagem de mão, selecione as roupas que você vai precisar usar. Pense no objetivo: está fazendo uma viagem de negócios ou vai passar férias com a família? Prefira tecidos mais leves e que não amassem e aposte em peças que combinem com mais de uma situação.

Considere lavar suas roupas durante a viagem

Pesquise se existe uma lavanderia no hotel ou perto de onde você vai ficar. Ainda, veja se há a possibilidade de lavar e secar roupas no quarto. Talvez não seja o mais prático, mas é uma solução interessante para poucos dias.

Questione se você realmente precisa levar tudo

Depois de fazer uma primeira seleção, analise com calma suas escolhas. Pesquise a previsão do tempo e pense se você não pode levar menos roupas. Procure levar apenas um par de sapatos e um casaco mais versátil.

Otimize o espaço na mala

Existem diversas maneiras de dobrar as roupas para colocar dentro da mala. Uma opção é fazer vários rolinhos com as peças. Com esta técnica você também pode colocar objetos mais frágeis entre as roupas.

Fontes:
HuffPost
Skyscanner

Comentários