Ir para o conteúdo principal

Blog


Seis dicas para incentivar o hábito da leitura

Seis dicas para incentivar o hábito da leitura

Quando somos crianças é papel dos pais e professores incentivar a leitura. Para os adultos, a importância de ler pode estar ligada a uma conquista pessoal como um novo emprego ou o acesso à uma universidade, mas também é necessário lembrar que os livros são uma fonte de entretenimento e prazer.

Com uma vida ativa e atarefada, o segredo é transformar os impedimentos da vida adulta em motivos para colocar a leitura na pauta do dia-a-dia. Confira as dicas que separamos para incentivar o hábito da leitura em qualquer idade.

1. Reserve um período do dia para ler

Se você não lê porque fica esperando a hora em que não vai ter nenhum outro compromisso, vai ser difícil engrenar na leitura. O primeiro passo é reservar um horário mais ou menos fixo para ler, todos os dias. É importante manter esse período como algo sagrado: vá para um lugar silencioso, desligue a TV e deixe o celular longe. Não se preocupe em estabelecer um período de tempo exato ou um número de páginas, o que importa é a regularidade.

2. Sempre tenha um livro com você

Mesmo separando um período do dia, é interessante carregar um livro consigo. Assim, sempre que você tiver um período livre, ou precisar esperar, você pode retomar a leitura. Quem anda de metrô ou ônibus sabe que as viagens podem parecer “tempo perdido”, mas são uma ótima oportunidade para começar a ler. Não se preocupe se conseguir ler poucas páginas nestes momentos, ao longo da semana você vai perceber como a leitura avança.

3. Priorize os livros

Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito.

4. Crie um ambiente favorável à leitura em casa

Não esqueça de montar um ambiente aconchegante em casa. Isso pode ser tão simples quanto guardar os seus livros em uma área bem visível, para que eles não saiam da sua cabeça. Separe também uma poltrona e uma manta para se aquecer nos dias frios.

5. Não tenha medo de largar um livro

Quando se adquire o hábito da leitura, largar um livro antes do fim pode ser até mesmo um pouco doloroso. A verdade é que os leitores ávidos não tem medo de abandonar as histórias que não gostam. Se depois de algumas páginas você ainda está odiando um livro, pare de ler e comece outro.

6. Flexibilize sua lista de leituras

Além da possibilidade de largar um livro na metade, considere ler apenas aqueles que lhe dão vontade. Seguir à risca uma ordem predeterminada nem sempre é a melhor opção. Pense bem, não mais vale a pena passar na frente um livro novo que você está louco para começar?

Fontes:
Guia do Estudante
Gestão Escolar
TAG Livros

 


Comentários