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Seis dicas para otimizar o dia a dia

Seis dicas para otimizar o dia a dia

A rotina diária tem se tornado cada mais agitada e complicada. Muitas vezes, percebemos que ficamos sem tempo para um simples café ou até mesmo ler um bom livro.

É tanta correria que ficamos cansados, estressados e sem criatividade para os nossos trabalhos diários. E como agir diante da rotina? Separamos algumas dicas para otimizar o tempo no dia a dia.

1. Anote as tarefas diárias

Ao iniciar a semana é bom que você saiba quanto tempo irá gastar em cada atividade. Anote tudo o que faz em cada hora do dia, inclusive o que parece não ter importância, como o tempo gasto para escrever. Depois, classifique as atividades de forma relevante para a semana.

Essa dinâmica ajudará você a elencar atividades de menor importância e o ajudará a ganhar mais tempo para ler um livro, ou até mesmo realizar uma atividade física.

2. Respeite os próprios limites

A organização das atividades precisa ser de forma sustentável. Uma pessoa introvertida vai conseguir trabalhar por dois dias sozinho, bem diferente de um extrovertido - que terá melhor produtividade ao efetuar várias atividades ao mesmo tempo.

Segundo especialistas, os momentos de dispersão geram um estado de pensamento difuso, em que nossa mente é capaz de ter ideias criativas e até encontrar soluções para problemas complexos.

3. Prevenção é tudo

Em pleno século XXI, é difícil ter desculpas para esquecer o horário de uma consulta, da reunião ou até mesmo o guarda-chuva. Existem inúmeros recursos que te auxiliam a filtrar e-mails e anotar grandes ideias enquanto você está em um congestionamento.

Isso significa que, antes de sair de casa, é preciso rechear a mochila com carregadores e baterias extras. Além de checar se o tênis e o desodorante estão na sacola para você fazer um exercício diário.

4. Meditação para ter foco

Você sabia que o foco pode ser exercitado assim como os músculo? É o exercício mais recomendado é a meditação. A técnica conhecida como mindfulness (atenção plena) aumenta a capacidade de manter a mente focada por mais tempo, além de proporcionar pausas de recuperação para que você não termine o dia exausto. Você pode realizar a prática em espaços "mortos" do dia, como durante a espera em um consultório, por exemplo.

5. Limpe as mesas e gavetas

Diariamente, limpe sua mesa de trabalho ou de estudos. Antes de terminar as tarefas diárias, coloque o lixo no lugar, organize seus materiais e prepare esse espaço para o outro dia.

Na manhã seguinte, você encontrará um local organizado que lhe ajudará a iniciar os trabalhos e estudos com mais disposição. Opte também por itens que te ajudarão, como calendários, planejadores e post-its.

6. Seja proativo e pense no futuro

Deixe de lado os pequenos detalhes e invista no futuro. Não fique se culpando pelos erros do passado, aprenda as lições do que passou e foque nas novas possibilidades. É mais fácil consertar as coisas ao invés de reclamar por elas!

Se a sua organização diária não deu certo, levante, reorganize as tarefas e comece de novo.

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