Ir para o conteúdo principal

Blog


Ter um irmão mais novo pode nos ajudar a ser uma pessoa melhor

Ter um irmão mais novo pode nos ajudar a ser uma pessoa melhor

A relação familiar, especialmente entre irmãos, pode ser conturbada. Independente da diferença de idade, o fato de ter duas (ou mais) crianças e adolescentes dividindo a mesma casa causam algumas brigas. A maioria delas, contudo, acaba sendo esquecida rapidamente e a amizade com os irmãos tem um grande potencial.

Além de levar um amigo para a vida toda, quem tem irmãos mais novos tende a “ser uma pessoa melhor”. É o que afirma a pesquisa realizada na Universidade de Calgary, no Canadá, publicada no periódico Child Development.

A pesquisa avaliou cerca de 452 duplas de irmãos. Os pares eram formados por crianças de um ano e meio a quatro anos de idade, todas canadenses. Os irmãos foram filmados em casa junto com as mães. As famílias também responderam algumas perguntas sobre o comportamento dos filhos.

Eles descobriram que os irmãos auxiliam a criar um senso de empatia com o outro, ou seja, ajudam o irmão a se tornar uma pessoa melhor.

Desenvolvimento conjunto

Há uma crença de que os pais e os irmãos mais velhos são as principais influências nos caçulas, mas na verdade, os irmãos mais novos também contribuem para o crescimento do senso de dever e da empatia nos primogênitos.

O primeiro filho acaba se desenvolvendo mais rápido por influência do caçula. Isso porque ele vai precisar criar responsabilidades e essa pode ser uma das principais habilidades que ele desenvolve por causa do irmão mais novo. 

E não é apenas os mais velhos que se beneficiam com os irmãos. Segundo a pesquisa, tanto o primogênito quanto os caçulas contribuem para o desenvolvimento um do outro, em comparação com filhos únicos. 

E já que seu irmão é tão importante para você, porque não associá-lo à Banricoop? Baixe o app e dê uma Banricoop para seu irmão!

Fontes:
 

Comentários