Ir para o conteúdo principal

Blog


Tradições de família: compartilhando com os filhos

Tradições de família: compartilhando com os filhos

Muitas das atividades que fazemos em casa são passadas de pai para filho. A chave para uma família unida pode ser um repertório de rituais que seus filhos vão contar para os filhos deles. 

Há uma imensa variedade de tradições que podem ter um grande valor para as famílias. É possível que você já tenha alguns costumes, mas se tiver a sua própria família agora, talvez queira criar as suas próprias tradições. 

O que são as tradições?

A palavra tradição vem do latim traditio. Consiste no conjunto de bens culturais considerados valiosos. É essencial que eles sejam mantidos e transmitidos às novas gerações como legado.

As tradições são herdadas e se tornam parte da nossa identidade. Elas devem ser capazes de se renovar e de desenvolver novas expressões para que, dessa forma, mantenham a sua utilidade e valor sem perder a sua essência.

Basicamente, são costumes ou certos comportamentos assumidos pelas famílias que as distinguem das outras. Quando os costumes são transmitidos de geração em geração, tanto oralmente quanto por meio de instruções, eles se tornam uma tradição.

Ideias para experimentar

Piadas internas

Para começar uma nova tradição com os filhos a primeira dica é não forçar e não causar estresse, já que é para ser uma coisa divertida. Mas talvez, vocês já tenham vivido situações engraçadas em conjunto que possam ter se tornado um bordão ou piada. Os mais novos podem não perceber, mas vocês já estão criando a história da sua família.

Refeições e rituais

É na culinária que a maioria das culturas aparece. Em família isso vale igualmente. Não só nos pratos que são servidos, mas também nos rituais à mesa. A família do ex-presidente americano Barack Obama, por exemplo, tinha uma tradição especial quando moravam na Casa Branca. Durante o jantar, cada pessoa deveria compartilhar a melhor e a pior parte do seu dia. Se você não gosta de focar nas partes tristes, peça a sua família para compartilhar duas coisas boas.

Quem sabe a Banricoop também não se torna uma tradição na sua família? Parentes de até terceiro grau podem se cadastrar. Dê uma Banricoop de presente!

Fontes:

Comentários