Ir para o conteúdo principal

Blog


Turismo de inverno pertinho de você

Turismo de inverno pertinho de você

As férias de inverno chegaram e no Rio Grande do Sul isso significa aproveitar muitas coisas boas que só o frio proporciona. No território gaúcho, de norte a sul, há paisagens deslumbrantes, gastronomia que aquece a alma e hospitalidade em muitos tons étnicos. Conheça alguns destinos para visitar com os amigos, a família ou a dois.

Enoturismo

Degustar um bom vinho, passear nas mais 30 vinícolas, aproveitar o calor de uma lareira nas inúmeras pousadas simpáticas e contemplar belas paisagens. Atrações que o Vale dos Vinhedos proporciona em diversos municípios da região, entre eles Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil com selo de “Denominação de Origem”. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica.

Além do roteiro enológico, a região conta com outras rotas, como a gastronômica. A culinária italiana colonial com suas receitas passadas de geração em geração convive em harmonia com a cozinha contemporânea e os bistrôs gourmets.

Ecoturismo

Considerado o Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis possui paisagens de tirar o fôlego. A cidade conta com charmosas pousadas e tem entre as atrações o Ninho das Águias, local ideal para a prática de voo livre ou apenas para apreciar o pôr-do-sol. Já o Parque Aldeia do Imigrante preserva a história dos alemães que colonizaram a região.

Em São Francisco de Paula, os amantes da natureza encontram parques naturais, cachoeiras e rios, onde o visitante pode tomar banho, percorrer trilhas ecológicas ou praticar esportes radicais.

A cidade de Cambará do Sul leva o título de “capital dos cânions”, pois abriga 36 formações rochosas distintas, ideal para esportes de aventura. Entre os principais está o cânion do Itaimbezinho, um abismo verde que existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil.

Turismo rural

As estâncias e fazendas guardam as tradições gaúchas, com atrações que vão desde cavalgadas até o típico churrasco. Nestes lugares, a melhor carne do país, bovina e ovina, é a matéria-prima principal de toda a gastronomia. O fogo de chão e o chimarrão completam a experiência campeira.

O maior polo dos hotéis fazenda do Rio Grande do Sul fica em Alegrete, terra onde nasceu o poeta Mario Quintana. As atividades incluem acompanhar as provas de destreza e o manejo com os animais e ouvir a música tradicionalista ao redor do fogo de chão.

Outro destino especial é Bagé, cidade com uma arquitetura tradicional no estilo neoclássico do início do século XX. O turista pode conhecer de perto o turismo rural e andar a cavalo nos formidáveis haras espalhados pela cidade.

Turismo histórico

O Caminho das Missões é um percurso que mescla história com natureza pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as reduções jesuítico-guarani. Entre o trajeto de São Borja e Santo Ângelo estão três patrimônios nacionais: sítios arqueológicos de São Nicolau, São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuis), e um patrimônio da humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões.

São Miguel das Missões abriga o conjunto de ruínas antigas, principais vestígios das Missões Jesuítas dos Guarani, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. No Museu das Missões se encontram estátuas de imagens sacras feitas pelos índios. Ao cair da noite, um espetáculo de som e luz narra a história do lugar.

Em São Borja, conhecida como a cidade dos presidentes do Brasil, surgiram personalidades políticas e literárias da nossa história. Além disso, são do arquiteto Oscar Niemeyer a Igreja Matriz São Francisco de Borja e o Mausoléu de Getúlio Vargas.

No município de São Gabriel está o Museu João Pedro Nunes. Um acervo de histórias gaúchas, sacras, escravistas e indígenas, que se misturam ao longo do tempo, originando a cultura pampa.

Para consultar os detalhes destes destinos e muitos outros conte com a nossa parceira Sieben Tour e aproveite o convênio com condições especiais para cooperados. Também não de deixe fazer o nosso Seguro Viagem.

Fontes:
Tripadvisor
Secretaria de Turismo do RS
G1

Comentários