Ir para o conteúdo principal

Blog


Turismo Sustentável: curta as férias sem prejudicar o meio ambiente

Turismo Sustentável: curta as férias sem prejudicar o meio ambiente

As férias escolares se aproximam e os próximos meses são momento de planejamento das famílias que pretendem viajar. Contudo, um estudo publicado no ano passado pela Universidade de Sydney concluiu que o turismo global é responsável por 8% das emissões de carbono, três vezes mais do que se pensava anteriormente.

Assim, aqueles que prezam pelo meio ambiente devem prestar atenção nas escolhas que fazem durante as viagens. A opção do meio para chegar ao seu destino pode ser a decisão mais importante na questão do impacto ambiental da sua viagem.

Forma de transporte

Os trens têm um impacto muito menor em carbono do que os aviões. Saindo do Brasil, por exemplo são poucas as possibilidades de viagens internacionais terrestres, mas é possível escolher viagens nacionais que possam ser feitas com companhias de ônibus.

Quem quer um destino no exterior tem a opção de utilizar um avião para chegar até outro país e depois se locomover de ônibus ou trem. Neste caso, a melhor escolha são os voos diretos. Voos curtos, com escalas, poluem mais por passageiro do que os voos longos, porque decolagens e aterrissagens geram uma parte significativa do total de emissões.

Dentro de uma mesma região ou um país menor, evite andar de avião. E numa mesma cidade ou região, utilize o transporte público e ande a pé ou de bicicleta. Entre as outras possibilidades, escolha viajar com menos frequência e por mais tempo.

Hospedagem

O lugar onde se pretende dormir também é importante. “As práticas de sustentabilidade dos hotéis aumentaram consideravelmente nos últimos anos, em grande parte graças a programas científicos que obedecem a normas internacionais de melhores práticas”, explica Justin Francis, diretor da Responsible Travel, uma agência de reservas de viagens sustentáveis.

O Global Sustainable Tourism Council reconhece programas de certificação para hotéis e operadoras de turismo. Hotéis acreditados exibem um logo de certificação em seus sites e material de marketing. Procure saber a respeito dos impactos econômicos ambientais, sociais e locais.

Além disso, hoje há a opção de se hospedar diretamente com pessoas da comunidade, através de sites que auxiliam o contato entre hóspedes e anfitriões. Esta opção além de sustentável é, geralmente, mais econômica.

Não deixe vestígios

Procure colocar em prática a dica de não deixar vestígios, sugerida por Samantha Bray, diretora do Centro para as Viagens Responsáveis, organização sem fins lucrativos que apoia o turismo sustentável. “Os viajantes podem ajudar a reduzir a sua produção de lixo carregando suas próprias sacolas reutilizáveis, canudos, utensílios e recipientes para levar os alimentos prontos”, diz. Os turistas podem também optar por gastar o seu dinheiro com empresas que contratam pessoal local.

Pronto para viajar com pouco impacto ambiental? Confira os convênios de turismo da Banricoop.

Fonte:
Estadão

Comentários