Projeto:

Alimentando com Saúde na Telha

Cooperado responsável: Eduardo Feijó da Silva

Horta comunitária a ser implantada no Asylo de Pobres do Rio Grande, fundado em 1886, em que residem 68 idosos, a maioria carente financeiramente, e alguns em situação de abandono familiar.

O objetivo é oferecer aos internos asilados uma alimentação mais saudável, baseada no consumo de legumes e verduras orgânicos (sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas), cultivados na própria entidade. Além de ser uma atividade física e recreativa, contará com o envolvimento dos mesmos no plantio, cultivo e colheita das hortaliças produzidas nos 20 canteiros suspensos, os quais o projeto "Alimentando com Saúde na Telha" pretende implantar no interior desta instituição.

Projeto de grande relevância social, pois está diretamente ligado à melhora na alimentação e na rotina diária dos internos da instituição, repercutindo em melhor qualidade de vida para estes idosos carentes. Além disso, objetiva promover a experiência de Educação Ambiental aos idosos, ensinando-os desde as diferenças na incidência do sol e sua influência nas culturas durante as estação do ano, passando pelas variedades de plantas passíveis desta modalidade de plantio e cada etapa de desenvolvimento das plantas, até a criação de cursos de capacitação das técnicas e do cultivo em telhas.

Pretende também contribuir, mesmo que de forma modesta, para diminuir as ilhas de calor. O projeto "Alimentando com Saúde na Telha" visa garantir a segurança alimentar dos residentes do Asylo de Pobres do Rio Grande; aumentar sua resistência a doenças, especialmente as respiratórias, e proporcionar uma forma sadia de lazer e entretenimento aos participantes do projeto. Após implantado, o projeto terá duração contínua e ininterrupta, devido à necessidade diária de produção de alimentos para o consumo dos asilados e em função da possibilidade de rodízio de culturas de legumes e verduras.

Apoie este Projeto

Gostou do projeto? Ajude a torná-lo realidade!

Agora você pode doar diretamente para o projeto através do contato:

Eduardo Feijó da Silva
cazuza@outlook.com

Seja um voluntário

Contribua da forma que puder! Toda ajuda é bem-vinda.

Veja mais projetos

Alegrete que te Quero Verde
alegrete (RS)

Alegrete que te Quero Verde

Abelink
Porto Alegre (RS)

Abelink

Cascata do Rio Santo Cristo
SANTA ROSA (RS)

Cascata do Rio Santo Cristo

Doutores(as) Palhaços(as)
Porto Alegre (RS)

Doutores(as) Palhaços(as)

Horta Sustentável Dona Tecla
Porto Alegre (RS)

Horta Sustentável Dona Tecla

Mandalas Recreativas
Ibirubá (RS)

Mandalas Recreativas