Projeto:

Cascata do Rio Santo Cristo

Cooperada Responsável: Keila Guberovich

Foi desenvolvido um estudo por um grupo de alunas do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Farroupilha, da cidade de Santa Rosa, que tinha como objetivo realizar um diagnóstico socioambiental da cascata do rio Santo Cristo, localizada na cidade de Santa Rosa, na divisa entre este município e o município de Santo Cristo/RS. Inicialmente, realizou-se um levantamento da realidade socioambiental do local, através de observação visual e diálogos junto à comunidade. A partir deste diagnóstico, foram levantados os principais problemas da comunidade, entre eles: riscos de enchentes, escorregamentos e também contaminação da água e do solo, em razão da disposição de resíduos sólidos ali depositados.

A Cascata do Rio Santo Cristo localiza-se a menos de 500 metros da rodovia, 10 km de distância do centro de Santa Rosa e 12 km do centro de Santo Cristo/RS. A área abrange 24 famílias ribeirinhas do entorno da Cascata do Rio Santo Cristo. A renda familiar dessas famílias por vezes não alcança um salário mínimo. Dessa forma, serão beneficiadas com o projeto todas as famílias que residem na localidade, principalmente as mulheres que participam dos cursos.

Para buscar uma solução aos problemas locais, foram ministrados cursos para as famílias. Nestes cursos, eram abordados temas de relevância ambiental, como a poluição e formas de combatê-la. Atualmente, a estrutura para a realização dos cursos é precária. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a instalação de energia elétrica no local onde são realizados os cursos, bem como a aquisição dos utensílios que faltam.

A fim de empoderar essa comunidade, com formas alternativas de renda e, por sua vez, dando voz às famílias para realizarem trabalho de conscientização de prevenção do meio ambiente, mostra-se necessária a estrutura mínima para a realização dos trabalhos. As mulheres das famílias que ocupam o lugar fazem cursos para obter fonte de renda extra. Com esses cursos, além de desenvolverem trabalhos que resultem em renda para a família, também cuidam do espaço ao redor da cascata.

O projeto é de grande relevância socioambiental. Primeiramente, terá reflexo imediato na vida das famílias que utilizam o espaço. Com as melhorias propostas, as mulheres terão mais condições de aprendizagem e de aplicabilidade dos cursos. Tão importante quanto, o projeto tem impacto com os estudantes do Instituto que, por meio desta seleção, poderão aplicar seus conhecimentos. As alunas do curso técnico em meio ambiente terão a oportunidade de realizar a aplicação dos conhecimentos teóricos que adquiriram com o curso, para a melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente.

Apoie este Projeto

Gostou do projeto? Ajude a torná-lo realidade!

Agora você pode doar diretamente para o projeto através do contato:

Keila Guberovich
keila_guberovich@banrisul.com.br

Seja um voluntário

Contribua da forma que puder! Toda ajuda é bem-vinda.

Veja mais projetos

Alegrete que te Quero Verde
alegrete (RS)

Alegrete que te Quero Verde

Alimentando com Saúde na Telha
RIO GRANDE (RS)

Alimentando com Saúde na Telha

Abelink
Porto Alegre (RS)

Abelink

Doutores(as) Palhaços(as)
Porto Alegre (RS)

Doutores(as) Palhaços(as)

Horta Sustentável Dona Tecla
Porto Alegre (RS)

Horta Sustentável Dona Tecla

Mandalas Recreativas
Ibirubá (RS)

Mandalas Recreativas